Cultura & Lazer Titulo
Sistema Windows Vista investe em segurança
Por Guilherme Yoshida
Especial para o Diário
06/12/2005 | 08:36
Compartilhar notícia


A segurança acima de tudo. Essa é a promessa do empresário Bill Gates para o lançamento do Windows Vista, a nova versão oficial do Windows. Em fase de testes – Beta 1 – desde julho deste ano, o novo sistema operacional inclui muitas melhorias e recursos de segurança para proteger os computadores das ameaças virtuais de pragas como worms, vírus, phishing e outros softwares maliciosos.

O Windows Vista é o grande lançamento da Microsoft desde o XP, ocorrido em outubro de 2001. O objetivo é o aprimoramento dos principais elementos do sistema operacional como segurança, implementação, gerenciamento e performance, para que profissionais de tecnologia e consumidores finais tenham ambientes confiáveis em seus microcomputadores.

Além disso, a nova versão do sistema operacional trará recursos para ajudar os usuários a visualizarem e organizarem suas informações da melhor forma melhor, auxiliando a encontrar documentos que precisa com mais rapidez. O sistema de busca é integrado, não só a arquivos e programas mas também a informações contidas dentro deles.

O novo Windows terá o sistema de segurança User Account Protection (Proteção da Conta do Usuário), que permitirá aos usuários mudar suas configurações comuns para evitar aplicações que não estejam autorizadas.

O Vista também vai detectar os softwares e os sites suspeitos e alertará o usuário antes de permitir o acesso. As empresas que possuem computadores corporativos terão a proteção de dados para casos de computadores perdidos ou roubados, com o Secure Startup. Com esse recurso, o PC terá seu disco rígido com dados, arquivos e e-mails inacessíveis para qualquer pessoa que tente invadi-lo.

Navegador – O browser embutido no Windows Vista será o Internet Explorer 7. O navegador terá aperfeiçoamentos na segurança. As medidas adotadas vão proteger os usuários contra phishing e ataques spoofing. Os novos recursos evitam que os dados e configurações armazenados sejam apagados ou modificados pelos sites que comprometam os computadores.

O Internet Explorer 7 possui um filtro de phishing para permitir ao usuário realizar uma navegação mais segura. O dispositivo emitirá aviso quando sites tentarem adquirir informações confidenciais. Além disso, o browser IE7 possui um sistema para que o usuário faça uma black list, que restringe download de determinados programas.

A Microsoft também se preocupou em ajudar as organizações a protegerem seus PCs em rede. O Windows Vista inclui uma ferramenta que pode prevenir que um usuário conecte-se à rede interna se ele não possuir as atualizações de segurança, senhas ou se não estiver de acordo com os critérios pré-estabelecidos.

Essa limitação de aplicações de acesso a redes de computadores ajuda a diminuir os riscos de segurança. Com essa medida, os administradores podem permitir que um aplicativo possa ser executado localmente em máquinas sem que ele comunique-se por meio da rede.

Serviço – www.microsoft.com/windowsvista



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;