Internacional Titulo
Intifada deixa mais de 60 mil desempregados
Das Agências
22/02/2001 | 10:05
Compartilhar notícia


Cerca de 64 mil israelenses perderam seus empregos em decorrência da diminuição da atividade econômica, provocada pela Intifada (revolta palestina), informou nesta quinta-feira o ministério israelense de Trabalho e de Assuntos Sociais.

O número dessas demissões, ocorrido no quarto trimestre do ano 2000, aumentou 50% em relação ao mesmo período no ano de 1999.

O turismo é o setor mais afetado pelas reduções de pessoal, já que os visitantes estrangeiros deixaram de lado as viagens para Israel, acrescentou o ministério em seu comunicado.

Segundo o Escritório Central de Estatísticas, o lucro do turismo caiu 58% no terceiro trimestre do ano 2000 em relação aos três meses anteriores.

A Intifada provocou um aumento de 0,4% do índice de paralisação, que afeta atualmente 8,9% da população israelense. Esta baixa deteve o ritmo de crescimento, que havia alcançado um índice recorde de 9,3% no terceiro trimestre, informou o Escritório de Estatísticas, precisando que o crescimento do PIB chegou, apesar de tudo, a 6% no conjunto do ano 2000.

O cerco aos territórios palestinos, imposto depois do início da Intifada, condenou à paralisação 125 mil palestinos que trabalhavam todos os dias em Israel. A ausência desses trabalhadores provocou graves dificuldades para as empresas de construção, serviços e para a agricultura, que empregam um número importante de palestinos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;