Internacional Titulo
Governo de Israel manterá boicote contra governo palestino
Da AFP
18/03/2007 | 10:54
Compartilhar notícia


O governo israelense se pronunciou neste domingo a favor da manutenção do boicote contra o governo palestino de união integrado por membros do Fatah e do Hamas.

Ao inaugurar o conselho semanal de ministros, o primeiro-ministro Ehud Olmert pediu à comunidade internacional que mantenha este boicote.

Pouco depois, o governo aprovou por 19 votos a favor e duas abstenções — as dos ministros sem pasta Eitan Cabel e Ghaleb Majadleh — uma resolução neste sentido.

"Esperamos que a comunidade internacional não caia na armadilha do novo governo de união palestino e mantenha a linha de conduta adotada para isolar um governo que não aceita os princípios do Quarteto", declarou Olmert.

"O programa do governo inclui elementos sumamente problemáticos que são inaceitáveis para Israel ou para a comunidade internacional, fundamentalmente o direito à resistência e o uso do terrorismo", disse Olmert aos jornalistas.

Em troca, o chefe de governo israelense informou que desejava manter os contatos com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, líder do Fatah, apesar de que a aliança concluída com o movimento islâmico Hamas possa, segundo ele, criar tensões.

O Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, União Européia, ONU e Rússia) exige que o governo palestino reconheça o Estado de Israel assim como os acordos concluídos no passado e que renuncie à violência, como condição para retomar a ajuda financeira internacional congelada há um ano.

"O novo governo palestino e seu programa limitam nossa capacidade para levar adiante um diálogo com a direção da Autoridade Palestina e também limitam a lista de temas que poderemos discutir em um futuro próximo", advertiu Olmert.

"Dissemos que continuaríamos nossos contatos com o presidente da Autoridade Palestina, mas não poderemos ter o mínimo contato com o novo governo e seus ministros", insistiu.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;