Setecidades Titulo
Cruzamento no Centro de S.Bernardo assusta comerciantes
Luciana Schneider
Da Redaçao
09/05/1999 | 17:12
Compartilhar notícia


O cruzamento das ruas Santa Filomena e Imperador Dom Pedro II, no Centro de Sao Bernardo, tem um cenário preocupante: marcas de pneus no chao, muros arrebentados, árvore e poste com marcas, capotagens e muitos acidentes.

É com muita apreensao que os comerciantes do bairro vêem o local que consideram um dos mais perigosos da cidade. Isso porque os motoristas trafegam em alta velocidade pela Santa Filomena, no sentido Paço Municipal, e quem vem da Imperador acha que está na preferencial - apesar da placa de Pare - e nao tem visibilidade da outra via.

De acordo com diretor de Trânsito da cidade, Laerte Francisco Pinto, a Imperador, antigamente, era a preferencial e, a Santa Filomena possuía mao invertida, sentido bairro. "Mudamos o sentido nessa administraçao para desafogar o trânsito na rua Marechal Deodoro, uma via paralela a ela", explicou Laerte.

Essa inversao de mao, dizem os comerciantes do bairro, e a retirada das valetas que antes existiam na Santa Filomena sao os dois principais motivos para a ocorrência de tantos acidentes.

Marco André Ferreira Capetinga, 35 anos, proprietário do Ted's Restaurante, localizado no cruzamento das duas ruas, diz que nao agüenta mais tanta imprudência e que seus clientes correm perigo.

"Em dois anos, já vi mais de 80 acidentes aqui, com capotagem e até morte. O muro do meu restaurante já foi destruído duas vezes por causa das batidas de carros", explicou Capetinga.

Proteçao - Na frente do restaurante foram colocadas vigas de concreto pela Prefeitura para resguardar o muro. Essas vigas hoje já nao estao mais firmes devido a diversos acidentes.

Para o dono da Copiadora Satélite, Gensen de Moraes, 37 anos, a Prefeitura precisa tomar alguma providência. "Passam pela calçada todos os dias muitas crianças que saem da escola de informática. Só quem sabe do perigo nao atravessa na Santa Filomena. Sao mais de 15 freadas por dia", afirmou Moraes.

Na opiniao do proprietário da loja de frutas, Alfredo Monteiro, 32 anos, que teve a parede lateral de seu estabelecimento destruída recentemente, é necessário colocar um semáforo no cruzamento, uma vez que há pouco fluxo de veículos na Imperador. "Ou se faz isso, ou a Prefeitura tem de achar uma outra soluçao. Para mim, falta vontade política", disse Monteiro.

O diretor Laerte afirmou que o cruzamento será melhor sinalizado, com placas de cruzamento perigoso, e receberá um semáforo piscando no amarelo para alertar os motoristas que vêm da Imperador. No entanto, ele disse que as duas vias nao podem ser semaforizadas porque acarretaria congestionamento na Imperador, e conseqüentemente, na Marechal Deodoro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;