Diarinho Titulo
Qual é o momento certo
Do Diário do Grande ABC
25/10/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


Não há bola de cristal que revele quando vai ser a primeira vez. A graça é descobrir aos poucos, sempre com muita responsabilidade, carinho e respeito.

De acordo com o Ministério da Saúde, a média de idade em que se perde a virgindade hoje no Brasil é 14 anos para os meninos e 15 para as meninas. É a mesma dos norte-americanos, diferente da dos franceses e italianos, 17 para ambos. Que fique claro: é só uma média. Na década de 1980, isso era bem diferente: 13% das meninas e 35% dos meninos perdiam a virgindade até os 15.

Mas o corpo e a mente estão preparados? De acordo com a ginecologista Albertina Duarte Takeuti, coordenadora do programa estadual Saúde do Adolescente, a primeira vez deve ser mais do que romper o hímen. "É preciso que o casal tenha segurança e a menina seja estimulada." Como? Com beijos e carícias. "Se a primeira vez não for boa, eles vão achar que as outras também serão ruins", completa a terapeuta sexual Glene Rodrigues.

O corpo começa a ficar preparado depois de dois anos da primeira menstruação e, para os meninos, quando o pênis já está todo formado, entre 15 e 16 anos. "Antes disso é complicado, apesar de a camisinha se adaptar a todo tamanho de pênis", afirma Albertina.

Manual técnico

Independentemente de quando vai rolar a primeira relação sexual, é importante aprender a se cuidar antes que isso ocorra. A informação ainda é a melhor forma de prevenção, seja de doenças ou de uma gravidez fora de hora. Com a ajuda de profissionais, o D+ preparou um Manual Técnico para virgens e para quem não é mais com todos os procedimentos que devem ser seguidos antes de acontecer coisas que não estavam nos planos. Confira:

Para quem é virgem

* Analise quem pode tirar as dúvidas. O melhor é que sejam os pais (muitos esperam que os filhos tomem a iniciativa). Se não forem a melhor opção, recorra a outro adulto da família, ao professor, ao médico. Seu consultor deve ser responsável, experiente e maduro. Nas livrarias há muitas obras interessantes.

* Meninas, marquem uma consulta no ginecologista. Meninos, é hora de ir ao urologista. O hebiatra (especialista em adolescentes) também é boa opção. Essa primeira visita é importante porque só os especialistas podem explicar tudo o que você precisa saber sobre métodos anticoncepcionais (pílula, tabelinha, entre outros) e doenças sexualmente transmissíveis (DST).

* Uma das providências essencias para as meninas é a vacina contra o HPV, vírus que causa câncer de colo de útero. A vacina - que protege contra quatro tipos de vírus - pode ser tomada a partir dos 9 anos e deve ser indicada pelo ginecologista.

* Os meninos podem treinar colocar a camisinha em casa para não correr riscos na hora H. Sempre tenha uma ao alcance. As meninas também devem tê-la.

* Conhecer o corpo também é essencial. Não tenha vergonha de se tocar. Se olhe no espelho e observe seus órgãos sexuais. Só assim ficará mais tranquilo no momento de tudo acontecer.

* Converse com o (a) parceiro (a). Sinta se realmente é a hora e a vontade dos dois. Se não for, respeite a decisão do outro.

* Escolha o lugar certo. De que adianta estar tudo preparado, se tem de transar correndo com medo de alguém chegar?

Para quem não é mais

* Marque consulta no ginecologista ou urologista. Eles vão avaliar, com exames, como estão os órgãos genitais. Isso deve ser feito com regularidade se tiver vida sexual ativa.

* Não é porque já aconteceu que não precisa mais conversar com os pais sobre isso. É importante que eles saibam.

* É essencial nunca esquecer que a adolescência é tempo de descobertas. O sexo é apenas uma delas. Uma vez descoberto, não significa que não se é mais adolescente e que é preciso assumir uma posição adulta, com transas frequentes. Dizer "não", não significa, jamais, andar pra trás. Nem antes nem depois da primeira vez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;