Da AFP
06/10/2006 | 10:19
Os chanceleres do Grupo dos Seis, integrado por Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha, se reúnem nesta sexta-feira em Londres para examinar os próximos passos que devem ser adotados diante da recusa do Irã em suspender o programa de enriquecimento de urânio.
A reunião em Londres acontece antes da discussão sobre o programa nuclear iraniano no Conselho de Segurança da ONU na próxima semana, que analisará possíveis sanções econômicas ou diplomáticas, depois do congelamento das negociações entre Irã e União Européia (UE).
A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, tentará persuadir os colegas do Grupo dos Seis de que já chegou o momento de discutir sanções dentro das Nações Unidas, depois das reiteradas recusas de Teerã de suspender as atividades de enriquecimento de urânio.
Depois de alertar que as discussões sobre a crise iraniana não podem durar para sempre, o Alto Representante da UE para a Política Externa, Javier Solana, declarou que as grandes potências devem decidir se levarão o caso ao Conselho de Segurança da ONU.
"A porta das negociações com o Irã sobre o tema nuclear sempre permanecerá aberta, mas chegou o momento das grandes potências decidirem se enviarão o caso ao Conselho de Segurança", disse Solana.
Porém, a possibilidade de sanções contra o Irã enfrenta principalmente a oposição da Rússia, que defende os esforços diplomáticos multilaterais para tentar solucionar a crise.
Olá, leitor!
Informação de qualidade tem valor.
Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada: