Política Titulo
Governo quer integrar programas sociais, diz ministro da Educação
Da Agência Brasil
29/12/2006 | 18:11
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu hoje (29), por cerca de três horas, com os ministros da área social para fazer um balanço e traçar perspectivas para a área nos próximos quatro anos.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, Lula quer promover a integração dos programas sociais, em especial na área da juventude.

“Na visão do presidente, várias ações sociais atingiram grau de maturidade que permitiria pensar uma integração, o que reforçaria o papel de cada ministério. Cito especificamente a área da juventude, onde os programas estão dispersos, embora sob a coordenação da Secretaria Nacional da Juventude”.

Ainda segundo o ministro, Lula recomendou a ampliação de programas já consolidados - como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e ProJovem - e mais diálogo com os movimentos sociais.

“A idéia é buscar formas de ampliação do acesso a bolsas de estudo e, no caso do ProJovem, fortalecer a ação nas regiões metropolitanas, sobretudo no combate à violência”, disse Haddad.

As equipes econômica e social deverão trabalhar juntas no próximo mandato. A idéia, conforme Haddad, é que a Câmara de Política Econômica tenha um ministro da área social e a Câmara de Política Social um ministro da equipe econômica.

De acordo com o ministro, ficou acertado que os ministérios apresentarão seus planos ao presidente durante o mês de janeiro. O Ministério da Educação (MEC) será o primeiro, já na semana que vem.

Haddad informou que uma proposta em estudo é a transferência de recursos do Financiamento Estudantil (Fies) para financiar bolsas parciais (pagamento de 50% das mensalidades) do Prouni. Ele explicou que a procura pelo Prouni tem sido maior do que pelo Fies. Segundo o ministro, a meta do programa é conceder até 700 mil bolsas de estudo nos próximos quatro anos.

Participaram da reunião os ministros da Casa Civil, Políticas para as Mulheres, Aqüicultura e Pesca, Direitos Humanos, Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria-Geral da Presidência, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Saúde e o secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento Agrário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;