D+ Titulo
Não está curtindo, é bom conversar
Marcela Munhoz
14/08/2011 | 07:05
Compartilhar notícia


É legal ter um pai participativo e sempre de bom humor, mas muitos filhos que estão na adolescência - fase de construção da identidade - tentam evitar micos e King Kongs a qualquer custo. O que fazer nesse caso para não magoar o paizão?

A psicóloga Ana Luiza Ferraz garante que o melhor mesmo é a conversa franca. "Caso incomode de verdade, diga o que não gosta e peça para não exagerar."TBHá momentos para maior aproximação entre os dois e outros em que o melhor é respeitar o espaço de cada um. "O adolescente dá sinais de que está incomodado. Os pais precisam ter a sensibilidade de entender o que está acontecendo."

A maior reivindicação dos filhos é ter a intimidade preservada, como aconteceu uma vez com Rômulo Teixeira, 13 anos, de São Bernardo. Durante um aniversário em casa, o pai resolveu mostrar fotos antigas e contar coisas íntimas do menino, que não gostou nada. "Percebi que ele tinha orgulho de falar sobre mim, mas fiquei com muita vergonha."

A grande dica é jamais deixar o respeito e a educação de lado. O conselho vale para todos. Mesmo a adolescência sendo uma fase complicada, é possível ter bom- senso em tudo. E não dá para esquecer também que os pais só querem o bem e fazem o melhor que podem para ver os filhos felizes. Da mesma forma que quer ser aceito, é preciso aceitá-los como são.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;