Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 24 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Rebelados ameaçam tomar capital haitiana


Do Diário OnLine
Com Agências

26/02/2004 | 17:38


Os rebeldes haitianos anunciaram nesta quinta-feira que um ataque à capital do país se aproxima. O líder dos rebelados Guy Philippe ameaçou capturar o presidente Jean Bertrand Aristide, caso ele não abandone o palácio nacional.

A ameaça, divulgada em uma rádio local, levou os poucos partidários de Aristide a construírem barricadas ao redor de Porto Príncipe e a controlarem o tráfego próximo à zonas importantes, como os arredores do aeroporto internacional. O comércio da cidade não funcionou durante o dia todo por causa dos saques e escolas foram fechadas.

Frente à crise que o país enfrenta, a França, que liderava as negociações até o momento, resolveu pedir que Aristide renuncie. Ainda nesta semana os EUA rejeitaram o pedido de ajuda feito pelo presidente haitiano, alegando que o país precisa entrar em acordo com os rebelados. Já a Organização das Nações Unidas (ONU) estuda o envio de uma missão de paz.

A insatisfação civil e paramilitar do Haiti com o governo de Aristide, ex-padre e eleito por voto popular, deve-se a suspensão de milhões de dólares em doações realizadas por outros países por motivos de fraudes nas eleições legislativas de 2000. Pelo menos 70 pessoas morreram desde o inicio do conflito, no dia 5 de fevereiro.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;