Memória Titulo Desvendando a verdade no bairro Mauá
Desvendando a verdade no bairro Mauá
Ademir Medici
30/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Os olhos, quando tristes, choram. Os olhos quando alegres, brilham. Os olhos não mentem. Os olhos denunciam. Às vezes, não nos vêem com bons olhos. Às vezes, só de olhar, já entendemos. Um amor pode começar numa troca de olhares. Uma relação de anos, se finda por um olhar...

 

Versos iniciais do poema composto pela turma da USCS que percorreu as ruas e o coração do bairro Mauá, recontando uma história que era narrada com desdém e sem provas, maliciosa.

 

***

Janela dos Olhos é um documentário sensível desenvolvido por alunos do terceiro semestre de Comunicação da USCS (Universidade Municipal de São Caetano). Sensível, terno, verdadeiro, recheado de boas lembranças e imagens que se intercalam entre o passado e o presente do bairro Mauá.

No momento em que fotografamos o grupo autor deste vídeo, Vinícius Britto aceitou o convite de Memória para nos enviar o roteiro e demais levantamentos do trabalho realizado.

São os autores que sintetizam, a seguir, o conteúdo deste vídeo, apresentado pela primeira vez na semana passada num dos teatros da USCS.

 

Do Boqueirão ao CAPS Ruy Penteado

 

- O vídeo conta a história do Lar Escola Irmão Alexandre, uma entidade que, no bairro Mauá, abrigava crianças desde o final da década de 1970.

- O abrigo teve suas atividades encerradas em 2008, por boatos de corrupção e maus tratos às crianças que nele moraram.

- Daniel André de Oliveira, hoje com 31 anos, conta como foi sua vida dentro do abrigo, onde morou dos dois aos 24 anos, desmentindo os boatos de maus tratos e falando da importância que a instituição teve em sua formação como cidadão e artista.

- Como o próprio Daniel diz, dona Zoraide (administradora do lar) e os funcionários foram seu referencial de família e de pessoas exemplares.

- Além da história do lar falamos sobre o prédio que foi construído no lugar e ficou abandonado durante quatro anos e hoje, reinaugurado, serve como um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

- Entre narrativa de imagens e crônicas contamos a história da transformação do bairro Mauá, desde a década de 1950, quando ainda era conhecido como Vila Boqueirão – sua primeira denominação – até os dias atuais.

- Pois foi em 21 de maio último que se inaugurou o CAPS Dr. Ruy Penteado. Iniciamos o trabalho em abril.

- Janela dos olhos está no link https://www.youtube.com/watch?v=o7MqJCQswCo.

 

Santos do Dia

- Santa Joana d''Arc (França, 6-1-1412 - Inglaterra, 30-5-1431). Integrou o Exército francês para libertar o seu país dos ingleses. Obtém vitórias espantosas. Findo os combates, é entregue por seu país à Inglaterra e ali é sacrificada. Foi canonizada em 1920, sendo proclamada padroeira da França.

Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CssR

 

- Fernando III

- Camila Batista Varani

- José Marello


Município Paulista

Celebram aniversários hoje: Palestina, São Joaquim da Barra e Valparaiso.

- Datado de 30-5-1937, Valparaiso presta, na Praça Oscar de Arruda, as homenagens às colônias japonesa e italiana com os seus castelinhos, a fonte luminosa e o coreto com o mapa do Estado de São Paulo.

Fonte: Prefeitura de Valparaiso.

Hoje

- Dia do Geólogo

- Dia do Decorador


Diário há 30 anos

Sexta-feira, 30 de maio de 1986 - ano 29, nº 6146

Manchete – Terremoto abala o País da Copa, México 86.

- Clima verde-amarelo toma conta do Grande ABC às vésperas do Mundial.

Santo André – Luís Antonio Naves Junqueira, secretário de Obras e Planejamento Urbano, pede demissão.

Polícia – Matadora de taxista foge da prisão: ela e mais nove ladrões conseguem ganhar a rua por um túnel na Cadeia Pública de Ribeirão Pires.

Turismo – (Renato Campos, via Vasp) – Maceió, o paraíso das águas.

Em 30 de maio de...
1916 –
A guerra. Do noticiário do Correio Paulistano: navios afundados no Mediterrâneo.

1951 – Dom Paulo Rolim Loureiro, bispo auxiliar de São Paulo, visita Utinga, em Santo André, e sugere o nome de Santa Maria Goretti, protetora das crianças e da juventude, para a nova paróquia.

1976 – O Instituto Metodista de Ensino Superior, de São Bernardo, inaugura seu estúdio de som, a ser utilizado por alunos de Comunicação Social e de outros cursos

Município brasileiros

- Aniversariam neste dia 30 de maio: Barracão (RS), Conceição do Araguaia (PA), Descoberto (MG), Mâncio Lima (AC), Santo Augusto (RS) e São Félix de Minas (MG).

Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;