Economia Titulo
Governo quer cidadao como sócio da Petrobrás
Do Diário do Grande ABC
29/10/1999 | 11:29
Compartilhar notícia


O governo brasileiro decidiu colocar no mercado, 34% das açoes ordinárias da Petrobrás, que transformarao os cidadaos em sócios da empresa estatal, anunciou esta sexta-feira, o presidente da companhia, Henri Philippe Reichstul. ``O governo nao quer vender estas açoes para um sócio estratégico, queremos fazer uma campanha para transformar os brasileiros em sócios da Petrobrás, algo assim como se cada um deles comprasse um barril de petróleo', explicou Reichstul.

Trinta e quatro por cento das açoes ordinárias (sem direito a voto) da Petrobrás equivale a 21 milhoes de lotes de mil açoes, que segundo sua cotaçao na bolsa de Sao Paulo esta semana, alcançariam um valor de US$ 2.725 bilhoes.

Uma das razoes que explica esta política de venda é que o governo conseguirá mais dinheiro oferecendo açoes a particulares, uma vez que a disputa pela compra será maior e o preço de cada participaçao subirá. Entretanto, Reichstul argumenta que a venda das açoes a um único sócio privaria a empresa de liberdade e tornaria inviáveis acordos com outros grupos.

Reichstul garantiu que a Petrobrás nao será privatizada e que a firma incrementará sua presença no mercado latino-americano na próxima década, graças a um ambicioso plano, que investirá US$ 33 bilhoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;