Cultura & Lazer Titulo
Do Oscar às bancas de rua
Por Luciane Mediato
Do Diário do Grande ABC
24/02/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Faltando três dias para a entrega do Oscar, é possível encontrar os dez filmes indicados à premiação nas bancas de camelôs do Grande ABC. Longas-metragens como "O Discurso do Rei", "Cisne Negro" e até o recém-lançado "127 Horas" ganham destaque em meio aos milhares de títulos oferecidos.

A camelô Joceleine Mattos Silva, 30, que trabalha em São Bernardo com a venda de CDs e DVDs piratas há quase uma década, conta que os indicados são só mais um atrativo para os compradores. "Normalmente, quem vem em busca da minha mercadoria é por causa dos preços e promoções", diz.

O preço com certeza chama a atenção. Com algo em torno de R$ 30, se consegue comprar todos os indicados. Para assistir a algum deles no cinema, a entrada custa em média R$ 18. "Os lançamentos normalmente são baixados da internet e vêm só com a legenda, mas mesmo assim as pessoas compram. Nesta semana vendi mais de 100 DVDs do "Cisne Negro"", afirma Joceleine.

A ambulante, que vende entre 1.000 e 3.000 DVDs de música e filmes por mês, é categórica quando questionada sobre a legalidade dos produtos. "Esse é o meu ganha-pão e nós só existimos porque há quem compre", declara.

Compradores não faltam. Enquanto Joceleine era entrevistada, mais um cliente fiel chegou para buscar encomenda de 25 filmes. "Sempre compro por causa dos preços. A qualidade é boa. Se as lojas vendessem a preços mais justos ou mesmo se os impostos fossem menores, com certeza os genéricos não existiriam", explica o contador Roberto Medeiros.

A pesquisa "O Consumo de Produtos Piratas no Brasil", da Fecomercio-RJ/Ipsos, mostra que, nos últimos cinco anos, quase 14 milhões de brasileiros adquiriram produtos piratas. Em 2006, 42% dos entrevistados compraram alguma mercadoria falsificada. Já em 2010, 48% dos que responderam à pesquisa afirmaram ter comprado, o que representa aumento de 13,8 milhões de pessoas consumidoras deste tipo de produto. Hoje, no Brasil, são aproximadamente 70,2 milhões de consumidores de mercadorias falsificadas.

Desde o primeiro estudo, em 2006, CDs e DVDs figuram no topo da lista de produtos piratas mais consumidos. No entanto, mesmo com as cópias, a venda dos originais teve um aumento de cerca de 5 % em em 2009. Os dados são da ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos) atingindo o número de 100.603 milhões de DVDs vendidos no Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;