Cultura & Lazer Titulo Telonas
Em cima do tapete

Qual filme vai ser o melhor? DiCaprio leva a
estatueta? Como se sairá ‘O Menino e Mundo’

Por Vanessa Soares Oliveira
28/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal


 Nesta noite o suspense acaba. Dezenas de celebridades de Hollywood, trajando modelitos elegantes, têm encontro marcado, a partir das 20h30 (de Brasília) no Dolby Theatre, em Los Angeles, para a edição 88 do Oscar. O prêmio será transmitido pela Globo (após o Big Brother), E! (15h30), TNT (20h30) e GNT (20h).

O Regresso, do diretor mexicano Alejandro Iñárritu, concorre em 12 categorias. Atrás dele vem Mad Max, de George Miller, com dez, e Perdido em Marte, de Ridley Scott, com sete. Apesar de números expressivos, concorrer em diversas categorias não significa favoritismo no ‘melhor filme’. Curiosamente neste ano a resposta é uma incógnita. Isso porque os eventos anteriores, que servem de termômetro, não dão pistas concretas.

O Regresso levou o Globo de Ouro de melhor drama. Perdido em Marte venceu como melhor comédia ou musical. O Associação dos Críticos de Cinema e TV e o Sindicato dos Atores escolheram Spotlight. A Grande Aposta foi o favorito pelo Sindicato dos Produtores (o que tem mais peso). Além desses, estão na corrida Ponte dos Espiões, de Spielberg, Brooklyn, de John Crowley, e O Quarto de Jack, de Lenny Abrahamson.

Entre as principais categorias, a mais esperada é, sem dúvidas, a de melhor ator. Após ser indicado por O Aviador, Diamante de Sangue e O Lobo de Wall Street, além de coadjuvante em Gilbert Grape, Leonardo DiCaprio, protagonista de O Regresso, é o favorito. Ele é Hugh Glass, caçador movido por vingança após ser atacado por urso e deixado ferido. Mas Leo tem forte adversário: Eddie Redwayne de A Garota Dinamarquesa. Entre as atrizes, estão Cate Blanchett (Carol), Brie Larson (O Quarto de Jack), Jennifer Lawrence (Joy), Charlotte Rampling (45 Anos) e Saoirse Ronan (Brooklyn).

O comando da noite fica à cargo de Chis Rock, que já apresentou a premiação em 2005. O homenageado é o diretor Spike Lee, que já anunciou que não comparecerá à festa em protesto à falta de diversidade racial. Já Sylvester Stallone é presença confirmada. Ele, inclusive, deve levar como coadjuvante em Creed.

EXPECTATIVA
O Brasil será representado por O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, em animação. Entre os adversários, está o favorito Divertida Mente. Esta não é a primeira produção 100% brasileira a chegar ao Oscar. A melhor lembrança foi com Fernanda Montenegro em Central do Brasil (1999), igualmente indicado a filme estrangeiro. Cidade de Deus (2004), teve quatro indicações técnicas. O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho (1994) e O Que é isso, Companheiro? (1998) também apareceram na lista de melhor estrangeiro, mas até hoje o Brasil não levou o prêmio.

TEM MAIS
Tem brasileiro que está levando a torcida por Leonardo DiCaprio a sério. O publicitário Caio Simão, 24, de São Paulo, criou o evento no Facebook ‘Se Leo DiCaprio ganhar, todo mundo se encontra na Paulista’ – 27 mil confirmaram presença. Foi ideia dele também customizar a foto na redes social para apoiar o ator. “Os brasileiros são engajados nas redes sociais e adoram participar de zoeiras como essa.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;