Cultura & Lazer Titulo
Morre o músico Luiz Bonfá
Do Diário OnLine
Com Agências
12/01/2001 | 10:29
Compartilhar notícia


Morreu nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, o violonista e compositor Luiz Bonfá, aos 78 anos. Ele estava internado em uma clínica na Barra da Tijuca com câncer na próstata e teve seu estado de saúde agravado agravado por metástase óssea e uma isquemia.

Bonfa compôs mais de 500 músicas em toda sua carreira. Entre os intérpretes do músico estão Placido Domingo, Sarah Vaughan e Julio Iglesias. Ele também tocou com com Frank Sinatra, Tony Benett, Quincy Jones, George Benson e Stan Getz.

Bonfá nasceu em outubro de 1922, Bonfá iniciou sua carreira em 1940. O momento mais importante de sua carreira aconteceu em 1959, quando compôs a trilha sonora do filme 'Orfeu do carnaval', que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro e a Palma de Ouro do festival de Cannes.

Uma das partituras escritas para esse filme, 'Manhã de carnaval', em parceria com Antonio Maria, tornou-se rapidamente uma das canções brasileiras mais conhecidas no exterior e consolidou Bonfá como um dos mais importantes violonistas brasileiros de sua geração.

Depois de residir por muitos anos fora do país, Bonfá retornou ao Brasil em 1973 e passou a gravar discos esporadicamente, concentrando-se mais na composição e na técnica do violão. Em 1991, lançou no mercado o disco 'The Bonfá Music', de excelente repercussão no exterior.

As causas da morte de Bonfá não foram divulgadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;