Memória Titulo Memória
Tímido comércio, o Grande ABC de 1916

Crise econômica acabou com 100 mil lojas em 2015...

Por Ademir Medici
16/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Crise econômica acabou com 100 mil lojas em 2015. Estudo da CNC (Confederação Nacional do Comércio) mostra que o desempenho do setor foi influenciado pela queda do volume de vendas do varejo.”

Cf. Daniela Amorim, jornal O Estado de S.Paulo, 13-2-2016.

“O comércio de Santo André e de São Caetano clama contra a absurda lei de imposto do comércio, que os meteu em camisas de 11 varas, de onde não sabem como sair (lei estadual nº 1485, de 15-12-1915).”

Cf. O Estado de S.Paulo, 5-2-1916.

Os 100 anos que separam as duas notas acima mostram dois dos caminhos – e dificuldades – trilhados historicamente pelo comércio paulista. Tempos e cenários completamente diferentes, o mesmo grau de aflição experimentado pelo comércio estabelecido.

Nós, da Memória, chamamos a atenção para outra notícia, de janeiro de 1916. O hoje extinto Correio Paulistano, que defendia a justeza da lei de reajuste de impostos do governo paulista há um século, trazia uma listagem de municípios, por ordem de importância do comércio de cada um.

Procuramos, na lista, o Grande ABC. E vamos encontrá-lo em um modesto 62º lugar – quando a região era genericamente chamada de município de São Bernardo, ainda com poucos distritos: Paranapiacaba, Ribeirão Pires e Santo André – São Caetano seria elevado a distrito naquele mesmo ano de 1916 e os demais demorariam a acontecer.

Memória tem procurado, dia a dia, focalizar os aniversários dos municípios paulistas, de onde vieram, para o Grande ABC, tantas e tantas famílias. E a listagem que reproduzimos mostra que a região teria muito a crescer para superar outras cidades – em 1916, um Brasil rural; depois, a urbanização maluca que chega necessitada de reformas nesta segunda década do terceiro milênio.

62º LUGAR

Escrevia o Correio Paulistano em 1916: “(... pela lista) se verifica que cidades florescentes, com um comércio riquíssimo, contribuíam com uma insignificante e desproporcional quantia para pagamento deste tributo. Na arrecadação total de 750 contos, só a Capital concorria com 400 contos, Santos com 150, Campinas com 20 e o resto?

Bem, entre os demais, a diferença de arrecadação não era tão distante uns dos outros. Ribeirão Preto, oitavo colocado, pagou 8,4 contos de reis, contra o 1,4 conto pago pelo comércio de São Bernardo, na 62ª posição. Mas vejam quantas outras cidades estavam à frente do Grande ABC há um século.

Imaginem o alvoroço que causou esta lista pelo Interior afora. O Grande ABC era representado por São Bernardo, e ficava quase no meio da lista, formada por 142 municípios.
Em 1916, o território do Grande ABC era ainda considerado cinturão verde da Capital, fornecedor de lenha, carvão, frutas e legumes, tijolos. Praticamente não possuía loteamentos urbanos.

O trem era o principal meio de transporte. E a antiga Estrada do Vergueiro, passagem de boiadas e que cruzava o Centro da Vila de São Bernardo, passava por reforma, a cargo do delegado de polícia Arthur Rudge Ramos com o auxílio de mão de obra carcerária.

News Seller há 50 anos

Domingo, 13 de fevereiro de 1966 - ano 8, nº 406

Manchete – Nova denúncia: Braido (Walter, prefeito) domina São Caetano com seus sócios comerciais na Prefeitura e Câmara. A denúncia era feita pelo vereador José Sacucci

Em 16 de fevereiro de...

1916 – Comendador Tiburtino Modim Pestana, oficial de gabinete do secretário do Interior, visita o senador Flaquer, em Santo André.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Ataques de aviões austríacos a cidades italianas: Monza, Treviglio e Bergamo bombardeadas’.

1931 – Em companhia de sua esposa, vindo de Brotas, acha-se novamente em Santo André Pedro Piva.

1971 – Prefeito Antonio Simões pede à Câmara Municipal de Ribeirão Pires a regulamentação para pontos de táxi e taxímetros.

- Morre Francisco Braz, conselheiro da CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo) e antigo comerciante de Santo André.

Santos do Dia

- Santo Onésimo. Escravo. Contemporâneo a São Paulo, que o evangelizou e com quem trabalhou. Tornou-se bispo em Éfeso e sofreu o martírio por apedrejamento no ano 109.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Elias

- Jeremias

- Daniel

- Gilberto de Sempringham 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;