Automóveis Titulo
Tuning é negócio de gente grande
Por Márcia Couto
Da HP Press
16/12/2003 | 20:35
Compartilhar notícia


A exposição de carros preparados e enfeitados realizada no Espaço Matarazzo, em São Caetano no último final de semana, reuniu o que existe de mais sofisticado dentro do novo conceito de adoração ao automóvel, que recebe o pomposo nome de tuning. O perfil dos expositores, por sua vez, reforça a idéia de que este ramo de atividade vem gradativamente deixando de ser uma atitude de playboy para se firmar como um negócio rentável e de vida longa. Só no estande da Herrera Motor´s, uma das empresas especializadas em "tunar" carros, três modelos – Lancer Evolution VI, Impreza WRX, Mazda RX-7, todos turbinados, somavam mais de US$ 100 mil em equipamentos.

A região do Grande ABC é uma importante base para o movimento tuning brasileiro. Aqui existem empresas que atuam em todos os ramos do negócio, com grande destaque em qualidade e novidades. O preparador de motores Sérgio Serra, por exemplo, tem clientes em todo o Brasil que vêm em busca das soluções tecnológicas que ele desenvolve. "A criatividade dos nossos técnicos começa a impressionar até mesmo os estrangeiros que atuam neste negócio", afirma Bruno Herrera, empresário de São Paulo e de grande destaque no mundo tuning.

O que desperta a atenção é que o Grande ABC possui grande versatilidade de serviços para atender àqueles que gostam de personalizar seus veículos. "Nossa região possui grande envolvimento com o mundo dos automóveis, reflexo natural da nossa história sócio-econômica", salienta Serra. Para o preparador, é um sinal de maturidade o desejo das pessoas de criar um veículo que reflita seu gosto refinado tanto em performance quanto no visual. "Para muitos, o carro vai muito além de simples instrumento de transporte. É também expressão da sua personalidade", explica a psicóloga Cristina Arias.

O construtor Gilberto Santaursola, da Cruzy Cars, de São Caetano, especializado na fabricação de réplicas do conversível Cobra, explica que cada unidade recebe o toque exclusivo do seu proprietário. "Uns gostam de acabamento em madeira, outros em couro", disse. A SilenPro, por exemplo, se especializou na confecção de escapamentos especiais, feitos de aço inoxidável, que garantem ganho de potência. "Estamos há anos nesse negócio e hoje temos uma linha diversificada, que atende a todos os carros", enfatiza Mário Notarnicola Junior.

Uma das expressões mais fortes desse setor é a curitibana TM Concept, criada pelo ex-piloto de Fórmula 1 Tarso Marques. A empresa possui estrutura extremamente profissional para criar, transformar e adaptar carros ao gosto mais refinado do cliente. Uma das suas criações, o Bel Air 1959 com teto rebaixado, estava exposto na mostra de São Caetano. E o carro vai muito além de um visual exótico. Sob o capô esconde um V8 de Corvette turbinado e "nitrado" que chega a gerar 670 cv de potência, se usados simultaneamente. Só com o turbo a potência fica em "apenas" 520 cv.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;