Cultura & Lazer Titulo Mostra
Dentro da cabeça de Tim Burton

Cineasta fala sobre exposição no MIS,
que reúne mais de 500 itens de sua trajetória

Vanessa Soares
11/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Feliz e muito à vontade. É esta a impressão que o cineasta norte-americano Tim Burton, 57 anos, deixou transparecer ontem em encontro com jornalistas. Ele veio ao Brasil para curtir o Carnaval e também promover a exposição O Mundo de Tim Burton, que abriu na quarta-feira no MIS (Museu da Imagem e do Som). “Só estou no Brasil há dois dias e já me sinto em casa”, declarou.

Jenny He é a curadora independente responsável pela seleção de todo material exposto. Mais de 500 itens foram reunidos, entre eles obras de arte, esboços, pinturas, storyboards e bonecos de sua filmografia, que inclui 18 longas-metragens, entre eles, Edward Mãos de Tesoura (1990), O Estranho Mundo de Jack (1993), Batman (1989), Alice no País das Maravilhas (2010), A Noiva Cadáver (2005) e A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005). “Fizeram da exposição uma casa maluca, como um parque de diversões, com escorregador. A estrutura usada aqui me deixou muito feliz. Quero levar o escorregador para todos os lugares. Só posso agradecer.”

Pela primeira vez na América Latina, a mostra já esteve em quatro continentes nos últimos seis anos. Originalmente, a retrospectiva de trabalhos de Burton foi montada em 2009 pelo Moma (Museu de Arte Moderna) de Nova York e percorreu cidades como Melbourne, Toronto, Los Angeles, Paris e Seul. Após estas paradas, a exposição se aprofundou no universo do diretor e mais 150 novas obras foram apresentadas em Praga, Tóquio, Osaka e Brühl, na Alemanha, até chegar aqui.

O Mundo de Tim Burton explora todo o processo criativo do artista e apresenta desde desenhos de infância até o esboço de seus trabalhos consolidados como diretor. “Muitos itens não foram feitos para serem expostos. Não me considero um grande artista, mas minha intenção é inspirar outras pessoas, porque fazer arte é importante”, afirmou. Além disso, uma ala da exposição foi dedicada a projetos que não foram realizados ou são pouco conhecidos, mas que revelam todo talento do cineasta como artista, ilustrador, fotógrafo e escritor. “Me sinto como um fantasma que morreu e está vendo a sua vida. Mas, desse jeito que foi feito, a experiência ficou mais confortável." A exposição fica no MIS até 15 de maio. As terças-feiras a entrada é gratuita, basta retirada de senha.

O Mundo de Tim Burton – Exposição – MIS. Avenida Europa, 158 – São Paulo. Tel.: 2117 4777. Ingressos: R$ 6 a R$ 40. De terça a sexta, das 10h às 20h; aos sábados, das 10h às 21h; e aos domingos e feriados, das 11h às 19h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;