Memória Titulo MEMÓRIA
Cenas paulistanas
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


São Paulo, em festas, celebra mais um aniversário e o Grande ABC lembra que, um dia, pertenceu à Capital, como freguesia/distrito (ao longo do século 19).
Para festejar a data, elegemos as imagens de hoje, extraídas do jornal O Estado de S.Paulo.

A IGREJA

Escreve o Estadão: “A antiga igreja do colégio que substituiu a primitiva igreja do convento dos Jesuítas, primeira construção e núcleo da Vila de São Paulo de Piratininga”.

Em 1916 o local era ocupado pelo canto do palácio do governo. Esta pequena torre corresponde à torre da velha igreja, que foi demolida no século 19.

A REVISTA

Há exatos 100 anos estava sendo lançada a Revista do Brasil, que tinha à frente nomes como o de Júlio de Mesquita, proprietário do Estadão.

Revista do Brasil nascia como órgão de propaganda nacionalista. Posteriormente foi adquirida por Monteiro Lobato, e depois por Assis Chateaubriand. Deixou de circular em 1990.

A FÁBRICA

Lux de luz, Lever, marcas que chegam até os dias atuais. No aniversário de São Paulo de 1931 uma grande fábrica de sabão era inaugurada na Capital. Uma nova multinacional se incorporava ao parque fabril paulistano.

Naquele tempo, mesmo em São Paulo e nos arredores – hoje Grande São Paulo – os antigos ainda produziam, artesanalmente, os seus próprios sabões. E havia pequenas fábricas do produto nas várias cidades – Santo André, por exemplo, ainda mostra, na Vila Assunção, o espaço de antiga fábrica do gênero.

Mas as marcas internacionais, com seus “reclames” (publicidade), mexiam com a cabeça das donas de casa, em especial. A modernidade batia às portas.


Diário há 30 anos

Sábado, 25 de janeiro de 1986 - ano 28, nº 6041

Manchete - Inflação recorde vai passar dos 15% em janeiro

Protesto – Aproximadamente 400 aposentados do Grande ABC participaram ontem, em Santo André, de ato público e passeata, portando a seguinte faixa: “Equiparação salarial e trimestralidade”.

Trólebus – Corredor ABD fica pronto em 12 meses.
Polícia – Mistério na execução de comerciante em Santo André.

Em 25 de janeiro de...

1916 – Visitou Santo André o engenheiro Luiz de Carvalho e Souza, residente na Capital e que dirigiu o serviço de água e esgoto e a construção do Grupo Escolar, ambos na Estação São Bernardo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: “Tomada de Scutari, na Turquia, pelos austríacos”.

1927 – Era criada, em São Bernardo, a Vila São José, um dos mais antigos loteamentos urbanos do Grande ABC, originalmente destinado a veranistas de Santos.
Ano que vem – 2017 – serão 90 anos deste loteamento. Ele deverá ganhar um livro histórico antecedido de exposição nas escolas graças aos esforços de moradores como dona Terezinha e Paulo Lage.

1931 – Partido Democrático, de apoio ao interventor Getúlio Vargas, reconhece o diretório de São Caetano, que tem a seguinte formação: presidente, Zacharias A. de Melo; vice, Theodoro de Macedo; secretário, Seviliano Silva; tesoureiro, Arthemio Veronesi; membros: Manuel Dias de Castro, João Ribeiro e Oscar Ferreira de Paiva.

1951 – Fundada a Escola Profissional Ferroviária de Paranapiacaba, uma das sementes do futuro Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, do Senai.

1956 –Empossados os novos diretores da Associação Paulista de Medicina (regional de Santo André), para o biênio 1956-57: Álvaro Manfredi (presidente), Leon Francisco Silveira Neto (1º vice), João Adib Kirsh (2º vice), José Fornari (3º vice), Oséas de Castro Neves (secretário-geral), Wadi Hattem Nasser (1º secretário), João de Camargo Filho (2º secretário), Oity Campos (tesoureiro geral), Francisco de Paula Guedes Pereira (1º tesoureiro), José Perrone Santos (2º tesoureiro).

1961 – Fundada, em São Bernardo, a Sociedade Esportiva Vilas Reunidas, com esportistas das Vilas Daise, Marlene, Tereza, Parque São Diogo, Jardim do Mar, Parque Anchieta e Vila São João.</CW>

Hoje

Dia dos Correios e Telégrafos
Dia do Carteiro
“Ele é um anjo verdadeiro, se nos traz notícia boa, mas é o diabo em pessoa quando as notícias são más”.
Mário Quintana, 1991

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de São Paulo, Buri, Estrela D'Oeste e Vera Cruz.


Santos do Dia

Conversão de São Paulo (Saulo, nascido em Tarso e martirizado no ano 67 em Roma). Apóstolo. Escreveu 14 cartas, expondo a mensagem de Jesus, que se transformaram numa verdadeira “Teologia do Novo Testamento”. É o grande missionário da fé cristã.

A pessoa de Paulo é tão importante para a Igreja, por causa de seu apostolado, que celebramos o dia de sua conversão. Para nós brasileiros, esta data também marca a fundação da maior cidade do país, em 1554.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza
Juventino
Apolo
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;