Política Titulo São Caetano
Ex-prefeiturável, Hamilton Lacerda defende PT no páreo

Petista enterra retorno às urnas, diz que sigla está em ‘rota de isolamento’, mas vê saída em 2016

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
22/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


Vereador de São Caetano por três mandatos consecutivos (1993-1996, 1997-2000 e 2001-2004) e prefeiturável do petismo em 2004, Hamilton Lacerda (PT) defende que o partido dispute o Paço em 2016. Para o ex-parlamentar, o PT são-caetanense entrou em “rota de isolamento” e “nada como a eleição para o partido defender sua posição e se defender”.

O recado foi dado a militantes da sigla que defendem que o partido esteja de fora do páreo no ano que vem e apoie a candidatura à reeleição do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), em detrimento de possível candidatura de Jair Meneguelli (PT) ou do ex-vereador Ricardo Rios (PT). “Se ausentar do debate é pior ainda. O PT de São Caetano entrou em rota de isolamento e precisa reconquistar a sua identidade. Nada melhor do que apresentar propostas próprias e ter uma ação no cenário político”.

Hoje diretor de projetos do Consórcio Intermunicipal, Hamilton protagonizou o auge e a derrocada do partido na cidade. A eleição de 2004, quando disputou a Prefeitura – ficou em segundo lugar –, registrou o melhor desempenho do PT nas disputas pelo Palácio da Cerâmica. A corrida foi vencida por José Auricchio Júnior (PSDB), mas Hamilton atingiu 32,15% dos votos. Quatro anos depois, o partido amargou a preferência de apenas 13% do eleitorado e viu o hoje tucano ser reeleito com 78%.

Por outro lado, em 2006, Hamilton foi pivô no chamado escândalo dos aloprados, quando, então coordenador da campanha do hoje ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), ao governo de São Paulo, foi flagrado em hotel da Capital portando uma mala que supostamente tinha recursos para a compra de dossiê contra o então rival do PT na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, o hoje senador José Serra (PSDB). O ex-parlamentar foi absolvido pela Justiça por falta de provas.

Em 2012, Hamilton tentou retornar à vereança, mas se decepcionou com os 651 votos e decidiu enterrar a possibilidade de voltar a figurar as urnas “Tenho muita vontade de contribuir para melhorar a cidade, a região e o País, mas acho que posso fazer isso como professor, engenheiro e administrador público”, pontuou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;