Política Titulo Rio Grande da Serra
Ex-líder de governo quer rivalizar com Maranhão

Claurício Bento, do DEM, anuncia pré-candidatura a prefeito de Rio Grande com críticas ao governo e a secretários

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
22/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Líder do governo do prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), por dois anos na Câmara, o vereador Claurício Bento (DEM) anunciou rompimento com o Paço e possível candidatura ao Executivo na eleição do ano que vem.

Claurício afirmou que tem aval da cúpula estadual do partido e que o diretório municipal debate abertamente a possibilidade de rivalizar com Maranhão nas urnas.

“Em janeiro vamos sentar e definir detalhes para anunciar a pré-candidatura (à Prefeitura). Sou o vereador mais votado da história (em 2012, com 1.019 votos), três vezes apontado pelo Diário como parlamentar mais atuante, com expressiva indicação. Sou filho de Rio Grande e acredito que há espaço (para projeto alternativo)”, afirmou o parlamentar, de primeiro mandato.

O democrata foi vereador fiel a Maranhão e convidado pelo prefeito ainda em janeiro de 2013 para ocupar a liderança do governo na Câmara. Ele renunciou ao posto no fim de 2014, com série de críticas à administração e a alguns secretários, em especial Gilmar Miranda, de Infraestrutura.

“Houve série de problemas durante minha passagem pela liderança. Muitas vezes desciam projetos do Executivo em cima da hora, sem que eu tivesse tempo de explicar e articular a aprovação. O ônus e desgaste ficavam todos comigo. Cansei de ficar vendido. Além disso, o diálogo com muitos secretários não existia. O secretário Gilmar, por exemplo, quase nunca atendeu meus pedidos”, contestou. “Inclusive, sei que o atual líder, Waldemar Perillo (PSDB), anda bastante insatisfeito com a situação, que se repete.”

Claurício disse que já tem conversas adiantadas com o vereador Cleson Alves, petista que está de malas prontas para a Rede Sustentabilidade. Cleson deve se filiar à Rede em março com projeto de candidatura própria.

“Há diálogo próximo com o vereador Cleson, de construir alternativa para a cidade. O DEM pede para termos candidato, a população pede para que eu seja candidato”, comentou o democrata.

A saída de Claurício da base governista com possibilidade de lançamento de projeto próprio ao Paço é a segunda baixa dentro do bloco de sustentação. Edvaldo Guerra já anunciou que deixará o PV e vai se filiar ao PMDB para concorrer ao posto máximo da Prefeitura.

Além de Guerra, Claurício e Cleson, a oposição terá a candidatura de Claudinho da Geladeira, ex-vereador e atual coordenador regional do PT. O petista, aliás, lidera último levantamento eleitoral feito pelo DGABC Pesquisas, a pedido do Diário. Claudinho apareceu com 34% das intenções de voto, contra 24,2% de Maranhão e 9,8% de Guerra. No cenário 2, Cleson foi citado por 11,8% – nesse estrato Claudinho teve 33,3%, Maranhão registrou 21% e Guerra atingiu 9,5%. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;