Setecidades Titulo
Polícia dos EUA libera corpo de babá brasileira morta a facadas
Por Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
17/12/2005 | 08:14
Compartilhar notícia


O corpo da saobernardense Ana Elisa Gonçalves de Toledo, 24 anos, foi liberado pela polícia americana sexta-feira por volta das 14h, no horário local de Denver, no Estado de Colorado, nos Estados Unidos (18h no Brasil). A moça foi morta a facadas pelo ex-namorado, Martin Novotny, na última terça-feira. Depois de matá-la, ele avisou a polícia por telefone e foi preso.

Assim que foi liberado, o corpo foi levado a uma casa funerária em Denver, que já enviou por fax o atestado de óbito americano de Ana Elisa para o Consulado-geral do Brasil em Houston (responsável pelo Colorado). De acordo com Alba Castro Alves, do setor de assistência a brasileiros do consulado, faltou no atestado a assinatura do Estado americano. “Assim que a recebermos, vamos traduzir o documento e enviá-lo de volta à casa funerária, para que providencie o traslado do corpo”, explicou ao Diário, por telefone, a assistente do consulado.

Alba prevê que no início da próxima semana todos os trâmites legais sejam finalizados. “Ela nos deu prazo até quinta-feira para a chegada do corpo no Brasil”, afirma o primo de Ana Elisa, Bianco Gastaldo, 30 anos. O enterro de Ana Elisa será no cemitério Vila Pires, em Santo André, cidade onde vive sua família. “O corpo tem que chegar logo para acabar com esse sofrimento”, diz Bianco.

Neste sábado será realizado um culto em homenagem a Ana Elisa, na própria cidade onde vivia, nos Estados Unidos. A cerimônia acontece numa igreja Metodista, às 10h no horário local, e foi organizada pela família anfitriã de Ana Elisa. “É uma demonstração de carinho, uma prova de como Ana Elisa foi uma pessoa querida”, relata o primo. Uma das amigas de Ana Elisa, Patrícia Bertolino, 19 anos, que é de Mauá, disse que todos os amigos irão ao culto. Assim como Ana Elisa, Patrícia está em Denver pelo programa de intercâmbio Au Pair – que leva estrangeiros para trabalhar como babás em casas de família. “Todo mundo ainda está chocado”, disse. Patrícia conta que Ana Elisa tinha muitos amigos, e que as amigas mais próximas se encontram diariamente. “Para dar força umas às outras.”

Os dois principais jornais locais, Denver Post e Rocky Mountain News, têm noticiado o caso diariamente. Na página de internet do Rocky Mountain News, a reportagem de sexta-feira relatava que a polícia acredita em assassinato planejado há duas semanas, desde que o checo viu, pela internet, uma foto de Ana Elisa com aquele que seria seu novo namorado. A matéria diz ainda que Martin contou aos policiais ter esfaqueado a garota repetidamente e abafado seus gritos com um travesseiro. Na República Checa, o caso também teve repercussão. Pavel Prochazaka, conselheiro da embaixada da República Checa no Brasil, disse que vários jornais daquele país noticiaram a tragédia.

O crime surpreendeu amigos e parentes de Ana Elisa. O casal namorou oito meses e estava separado havia dois meses. Mesmo assim, encontraram-se algumas vezes após o rompimento. Segundo relatos de amigas, Martin não aceitava o fim do namoro. Ele deve ser julgado por crime de primeiro grau – quando há intenção de matar –, podendo pegar pena de morte, válida para o Estado de Colorado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;