Cena Política Titulo
Um sósia para Volpi

Ex-prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PSDB) deixou no sábado à noite hospital da cidade, onde estava internado desde quarta-feira

Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
10/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PSDB) deixou no sábado à noite hospital da cidade, onde estava internado desde quarta-feira. Informação inicial era de quadro de AVC (Acidente Vascular Cerebral), mas a família e ele disseram tratar-se apenas de crise de hipertensão. O tucano, 67 anos, mudou seu domicílio eleitoral para Mauá, onde pretende se candidatar a prefeito. Um sonho antigo de Volpi, que desde fevereiro é superintendente do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo), do governo do Estado. Por isso, nas últimas semanas, ele intensificou agenda de compromissos pessoais e políticos. Muitos deles, festinhas de criança e outros eventos em que comida e bebida são servidas em abundância. Indagado sobre a situação, Volpi leva de maneira bem-humorada. O pico de pressão ocorreu pelo consumo excessivo de salgadinhos e pratos pesados. Como vai fazer, então, para encarar a maratona de feiras e cafés, tradicionais nas campanhas? O ex-chefe do Executivo já tem a alternativa. “Antes de definir meu vice, preciso arrumar alguns sósias para comer os pastéis e parar nas padarias”, disse ele, aos risos. Em 2012, no auge da novela Fina Estampa, da Rede Globo, muita gente comparou o ex-prefeito com o Pereirinha, personagem de José Wilker na trama.

Madiba – 1
A Câmara de São Caetano aprecia hoje projeto de lei que institui no calendário oficial do município o Dia de Nelson Mandela, a ser comemorado todo dia 18 de julho, nascimento do líder sul-africano, que morreu em dezembro de 2013. A autoria é do vereador Fábio Soares (PSD). Em sua justificativa, ressalta o histórico do político, que lutou pelo fim do apartheid, regime de segregação racial. Ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993, um ano antes de se tornar presidente do país, após ficar 27 anos preso. O parlamentar justifica que as escolas podem explorar o assunto, fazendo com que as “crianças e jovens entrem em contato com a história, diversidade e paixão pelo que faz”. Uma preocupação: será que as instituições de ensino não abordam figuras e fatos de relevância mundial, como Nelson Mandela? Será mesmo necessário uma lei para garantir isso?

Madiba – 2
Vale lembrar que Nelson Mandela recebeu título de cidadão são-bernardense. A autoria foi do vereador Zé Ferreira (PT). A honraria foi entregue a Madiba em 2000, quando Luiz Inácio Lula da Silva, ainda pré-candidato do PT ao Palácio do Planalto, e o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), estiveram em missão na África do Sul.

Movimentação
Especula-se na cidade que o vereador Rafael Demarchi, de São Bernardo, poderia trocar o PSD pelo PPS. Tudo porque o PSD está próximo de caminhar com o secretário de Serviços Urbanos e candidato do PT, Tarcisio Secoli. Rafael, por sua vez, gostou da conversa com o deputado federal Alex Manente, possível prefeiturável do PPS em 2016.

À espera
Em Diadema, o secretário de Educação, Marcos Michels (PV), e o assessor especial Cacá Vianna querem definir a situação política ainda neste ano. Ambos estão de malas prontas para o PSB, mas impasse na executiva estadual tem adiado a decisão. Há expectativa de encontro com o vice-governador do Estado e presidente paulista do PSB, Márcio França, para que o nó seja desatado.

Recepção
Ontem, o presidente paulista do PTB, deputado Campos Machado, recebeu caravana de políticos do Grande ABC. Encontrou-se com Admir Ferro (PTB), possível candidato a vice na chapa de Alex Manente (PPS), além do ex-prefeito Adler Kiko Teixeira (PSB) e o vereador Gabriel Roncon (PTB), dupla que tende a disputar a eleição majoritária em Ribeirão Pires. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;