Turismo Titulo
Congada e violeiros animam festa em Cunha
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
18/08/2005 | 10:17
Compartilhar notícia


Apresentações de congada, violeiros, sanfoneiros e a autêntica comida do interior esperam pelo turista que visitar a cidade de Cunha, a 235 km de São Paulo, neste fim de semana. Em homenagem ao Dia Nacional do Folclore (22 de agosto), cinco pousadas do município organizaram juntas programação especial para os dias 19 a 21 deste mês.

Entre as atrações, destaque para a congada, bailado popular originário do catolicismo e das histórias de guerra do povo africano. Ritmados pelo som de violas, atabaques e reco-recos, os dançarinos realizam movimentos que simulam uma batalha.

Além da congada, o folclore pode ser percebido na linguagem, crenças, artesanato, vestimentas, lendas e tradições dos moradores de Cunha. As atividades principais começam no sábado com uma trilha pela Mata Atlântica na Pousada Sotaque Mineiro, das 10h às 17h. Também há opções de passeios a cavalo na Pousada dos Girassóis (das 10h às 16h); caminhada pelo bosque de araucárias da Pousada Candeias, com chá de capim-santo e bolo de fubá; e sauna na Pousada Terra Viva (10h às 16h). Às 16h30, o grupo de congada do Mestre Bideco, de Cunha, se apresentará na Pousada da Mata, que também oferecerá um drinque gratuito às 18h30 e uma jantar ao som de violeiros e sanfoneiros de Cunha a partir das 20h. No cardápio, trutas criadas na região assadas em uma infusão de ervas, servidas com molho de castanhas, pinhão, manteiga e alcaparras.

No domingo, os participantes poderão fazer um passeio pelo Sítio do Cume, das 10h às 14h, para visitar a criação de búfalos da propriedade e degustar uma infinidade de produtos derivados do leite de búfala. Todas as atividades e a hospedagem estão incluídas no preço de R$ 300 por casal, com café da manhã. As reservas podem ser feitas pelo telefone (0xx12) 3111-8000.

E de quebra, antes de retornar ao Grande ABC, o turista ainda pode conferir as atrações do I Festival de Cerâmica de Cunha, que começou em julho e prossegue até 11 de setembro em comemoração ao aniversário de 30 anos da arte de confeccionar vasos, panelas e outros objetos de cerâmica em fornos noborigama, de altíssima temperatura, em ateliês de ceramistas da cidade. Confira a programação no site www.cunhaceramica.info/programa.html.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;