Política Titulo DIVERSIDADE
Donisete sancionará sem alterações Plano de Educação

Prefeito de Mauá diz que mudanças no texto não prejudicam projeto, aprovado sob polêmica

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
17/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), confirmou ontem que sancionará o PME (Plano Municipal de Educação) mesmo após os vereadores retirarem do projeto o termo ‘diversidade’ e incluírem artigo que veta o debate sobre identidade de gênero na escolas. O petista classificou como importante o combate à homofobia, mas destacou que as alterações “não prejudicam a essência do programa”.

A Câmara aprovou o PME na terça-feira em definitivo sob intensa manifestação por parte de movimentos sociais e LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros), que pediam a manutenção da menção à palavra diversidade no plano enviado por Donisete ao Legislativo. Os parlamentares, entretanto, cederam à pressão de grupos religiosos e suprimiram a palavra, alegando que a expressão era dúbia e poderia “abrir brecha” para que professores falassem aos alunos sobre diferentes opções sexuais.

“Meu pensamento vai na mesma linha do papa Francisco de que não podemos discriminar as pessoas pela orientação sexual. Mas, independentemente do debate (em torno do tema diversidade), tivemos o entendimento que retirar a palavra preservaria de qualquer modo a essência do programa”, frisou o chefe do Executivo.

Os vereadores mauaenses também incluíram no PME dispositivo que obriga o Paço a realizar pente-fino periodicamente no número de vagas em creches no intuito de zerar a fila a longo prazo. Segundo o prefeito, a cidade tem atualmente deficit de aproximadamente 3.000 unidades. “Estamos planejando aumentar o atendimento à demanda”, ressaltou o petista, que no mês passado inaugurou unidade, no Jardim Silvia Maria, para atender 150 crianças. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;