Política Titulo Chapa à Câmara
Lauro visa repetir tática de Aidan de 2012
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), deu início à articulação para lançar grande chapa de candidatos a vereador pelo PV, repetindo estratégia de Aidan Ravin em 2012 na eleição em Santo André.

À ocasião, o então prefeito andreense no PTB decidiu apostar em filiação de nomes de peso da política local e colocá-los todos no mesmo partido, com objetivo de eleger grande bancada petebista. A estratégia gerou vitória de quatro figuras do PTB – Edson Sardano, Luiz Zacarias, Roberto Rautenberg e Ailton Lima (hoje no SD). Ficaram fora da Câmara os ex-vereadores Gilberto Primavera e Israel Zekcer, além de Pedrinho Botaro.

Lauro tem cuidado pessoalmente da formatação da chapa proporcional para o pleito do ano que vem. O PV de Diadema tem quatro cadeiras – elegeram-se em 2012 Marcos Michels, Márcio da Farmácia, Milton Capel e Lúcio Araújo – e dois suplentes já passaram pelo Legislativo – Albino Cardoso e Zé do Bloco.

Nos últimos dias, Lauro encaminhou filiação de diversos suplentes que registraram mais de 1.000 votos em 2012, casos de Audair Leonel (ex-PR), Sérgio Mano (ex-DEM), Lima do Conselho (ex-PPS), Deoclécio Martins (ex-PPS) e Paulo Milanese (ex-PSL). Eles se juntarão a Paulo Bezerra (PV), Denise Ventrice (PV, secretária de Meio Ambiente e aliada da ex-deputada Regina Gonçalves), e professor Erivaldo Freitas (PV), todos com votação expressiva.

A tática não é bem-vista por legendas aliadas, que temem por coligação sem parceria recíproca. Um dos partidos sondados pelo prefeito é o PP, que tem relutado em se alinhar diretamente com o PV na chapa proporcional por entender que uma coligação beneficiaria somente o PV.

Com o impasse, a parceria do PV deve ser efetivada com o PCdoB, cujo expoente é o ex-vereador Laércio Soares. Hoje assessor especial do governo Lauro, o comunista não sabe se tentará recuperar mandato por problemas de saúde. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;