Economia Titulo
Juiz emite habeas-corpus preventivo a conselheiros do Cade
Do Diário do Grande ABC
30/03/2000 | 01:23
Compartilhar notícia


O juiz Alexandre Vidigal de Oliveira, de plantao na Justiça Federal em Brasília nesta madrugada, encaminhou nesta quinta ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) um habeas-corpus preventivo a favor de todos os conselheiros do órgao, inclusive os dois conselheiros ausentes e do procurador-geral do Cade, Amauri Serralvo.

O habeas-corpus tem por objetivo assegurar a todos "pleno exercício de sua liberdade individual, evitando-se serem molestados durante a sessao de julgamento do Cade". A cautela do juiz, ao conceder o habeas-corpus, está relacionada ao fato de que o procurador-geral do Cade havia orientado o presidente do Conselho, Gesner Oliveira, a prosseguir o julgamento do processo de fusao de Brahma e Antarctica antes de o Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Regiao, em Sao Paulo, ter cassado a liminar do juiz da 1ª Vara Federal, em Sao José dos Campos, Gedael Galvao Miranda, que determinava a suspensao do julgamento.

Teoricamente, a atitude do procurador-geral poderia ter permitido um pedido de prisao dos conselheiros que estao julgando o processo, apesar de já estar em vigor - quando da decisao de Galvao Miranda - a cassaçao de uma liminar de isntância inferior, no caso uma decisao de um juiz de Bauru que suspendia o julgamento e já tinha sido cassada pelo próprio TRF da 3ª Regiao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;