Política Titulo
Longo assume Secretaria de Turismo do Estado
Por Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC
11/06/2005 | 08:59
Compartilhar notícia


Agora é fato. Depois de três semanas de articulações e reuniões secretas, foi confirmado nesta sexta o nome do titular da nova Secretaria Estadual de Turismo: trata-se do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, Fernando Longo, conforme o Diário já havia antecipado no fim do mês passado. A cerimônia de posse será na segunda-feira, às 10h30, no Palácio dos Bandeirantes. O prefeito William Dib (PSB) ainda não definiu quem sucederá Longo.

Com a indicação de Fernando Longo para a secretaria de Turismo, o Grande ABC passa a ter dois representantes no primeiro escalão do governo do Estado. O tucano Fernando Leça, também de São Bernardo, atualmente é diretor-presidente do Memorial da América Latina, depois de ser o secretário particular do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e titular da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho.

A Secretaria de Turismo terá seis cargos ligados diretamente ao gabinete: o do secretário-adjunto, de um coordenador de turismo, de um superintendente de desenvolvimento do turismo, e de outros três assessores. Fernando Longo, no entanto, ainda não definiu os nomes de sua equipe, mas pretende contemplar profissionais do Grande ABC.

A criação da Secretaria de Turismo atende a duas necessidades do governo do Estado. A primeira é para a acomodação de partidos aliados, no caso o PL. Fernando Longo foi indicado para ser o secretário pelo deputado estadual Orlando Morando (PL). E a segunda visa desenvolver propriamente o turismo paulista, uma vez que o setor era tratado dentro da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, atualmente ocupada por João Carlos Meirelles.

A pedido do governador, Meirelles fez estudo com três propostas. Uma delas previa a criação de uma agência de turismo. Outra, de uma empresa como existe em alguns Estados, como a Bahiatursa, na Bahia, que poderia ou não ser ligada a uma secretaria. A terceira proposta, considerada mais viável, foi efetivada com a criação de uma secretaria independente, que deverá acontecer através de decreto lei assinado por Alckmin.

As articulações para o preenchimento da nova secretaria começaram há dois meses, quando o governador ofereceu a vaga ao PL. O partido indicou três nomes ao governador - entre eles o do empresário James Akel -, que optou por Fernando Longo. "Acredito que o governador me escolheu pela representatividade do Grande ABC, pela liderança política do doutor Dib (prefeito William Dib) e pelo meu histórico, que atendia ao perfil do cargo", afirmou o secretário.

Fernando Longo é advogado, mestrando em Direito do Trabalho pela PUC São Paulo e autor do livro "São Bernardo do Campo - Terra de Oportunidades", lançado em 2002. Como empresário, representa a categoria em diversas entidades, entre elas, o Imedes (Instituto do Movimento Empresarial de Desenvolvimento Sustentado), do qual é o atual presidente, e a FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), onde é vice-presidente. Fernando Longo estava na segunda gestão como secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo. A primeira foi durante o governo Maurício Soares (1997 a 2000) e agora no governo William Dib, que assumiu em janeiro.

O novo secretário ainda não tem um projeto específico para o turismo estadual, mas revelou que trabalhará para atender ao pedido feito por Alckmin. "O governador vê o turismo como instrumento de desenvolvimento econômico, tanto que está criando uma secretaria e quer uma forte articulação junto aos prefeitos e ao trade. Isso é que vou tentar desempenhar", adiantou o secretário, que ainda está tomando conhecimento das atividades desenvolvidas pelo governo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;