Internacional Titulo
Irã receberá visita da AIEA para explicar seu programa nuclear
Por Da AFP
09/07/2007 | 10:30
Compartilhar notícia


O Irã receberá na quarta-feira uma delegação da AIEA (Agência Internacional da Energia Atômica) para explicar seu programa nuclear, num momento em se aproxima o fim do prazo para novas sanções contra esse país por sua recusa em suspender o enriquecimento de urânio.

A visita da delegação dirigida pelo subsecretário da AIEA encarregado dos assuntos de salvaguarda, Olli Heinonen, está prevista entre 11 e 13 de julho. O acordo para a visita foi obtido em Viena entre o principal coordenador do programa nuclear iraniano, Ali Larijani, e o diretor da AIEA, Mohamed ElBaradei.

Este último indicou, durante seu encontro em 22 de junho, que as duas partes tentariam chegar a um acordo, num prazo de dois meses, sobre o plano de ação para que o Irã responda às perguntas da AIEA.

O silêncio do Irã sobre suas atividades nucleares, que, segundo eles, teria um objetivo exclusivamente civil, e o reinício de suas atividades de enriquecimento de urânio levaram a AIEA a apresentar o caso ante o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;