Internacional Titulo
EUA suspendem sanções impostas a Sérvia e Montenegro
Por Da EFE
04/12/2003 | 09:49
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos suspenderam, nesta quinta-feira, as sanções comerciais a Sérvia e Montenegro, impostas em 1992 durante o antigo regime de Slobodan Milosevic por seu papel na guerra da Bósnia. “Hoje entra em vigor a decisão do Governo dos Estados Unidos de renovar o status de relações comerciais normais com Sérvia e Montenegro”, informou a embaixada americana em Belgrado.

A medida prevê a redução das tarifas impostas aos produtos exportados de Sérvia e Montenegro (Estado herdeiro da Iugoslávia) para os EUA de 37% para menos de 3%. O restabelecimento das relações comerciais normais "foi uma das prioridades mais importantes dos Estados Unidos no setor das relações econômicas bilaterais", ressaltou a embaixada americana em um comunicado.

A nota acrescentou que essa medida contribuirá para o desenvolvimento da economia, para a criação de novos postos de trabalho e também para atrair investimentos ao país balcânico. Segundo especialistas nacionais, a normalização das relações comerciais é importante sobretudo como sinal de apoio dos Estados Unidos às reformas políticas e econômicas, iniciadas no país após a queda do regime de Milosevic, há três anos.

No plano econômico, estima-se que a medida beneficiará principalmente os produtores de armamento e produtos têxtis, que já exportavam para os EUA.

Depois da queda de Milosevic, a comunidade internacional iniciou a suspensão gradativa das sanções econômicas que havia imposto ao país durante a década anterior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;