Esportes Titulo No Chile
Recheada de grandes atletas, Copa América tem início hoje

Messi, Neymar e Cavani são nomes que
marcam presença na competição no Chile

Por Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
11/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Estadão Conteúdo


Tem início hoje a 44ª edição da Copa América, possivelmente a mais recheada de astros da história recente da competição. Até o dia 4 de julho, em oito sedes no Chile, as dez seleções da América do Sul mais a Jamaica e o México disputarão o título conquistado 15 vezes pelo Uruguai, o maior vencedor, que levou a última edição, em 2011.

Nada mais, nada menos que dois dos astros do Barcelona campeão europeu – Messi e Neymar – estarão presentes na competição como cerejas do bolo, representando, respectivamente, Argentina e Brasil. Outro sul-americano do trio, o uruguaio Suárez, ainda cumpre suspensão imposta pela Fifa pela mordida no zagueiro italiano Chiellini na Copa do Mundo do ano passado. Além disso, outros jogadores de bom nível técnico, como os chilenos Alexis Sánchez e Arturo Vidal, o colombiano James Rodríguez, o uruguaio Edinson Cavani, o peruano Paolo Guerrero e o mexicano Rafael Márquez, jogarão o torneio. 

E todas as seleções têm motivos para entrar forte na disputa. O Uruguai quer abrir vantagem na lista de campeões da Copa América e engatar a 16ª conquista. A Argentina pretende igualar os rivais e chegar ao 15º título. Já os chilenos têm, em casa, excelente oportunidade de vencer pela primeira vez com uma geração que já provou seu valor no Mundial, ao dar trabalho para seleções europeias e para o Brasil, que joga com a responsabilidade de apagar o maior vexame de sua história com o nono título.

Os 7 a 1 sofridos diante da Alemanha ainda são marcas vivas na memória do torcedor, que espera, no mínimo, bons desempenhos contra os maiores rivais do continente, notadamente os argentinos.

Porém, para haver esse confronto, as seleções precisam passar de fase. As 12 equipes foram divididas em três grupos, sendo que os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final, assim como os dois melhores terceiros colocados.

O Grupo A é formado por Chile, Equador, México e Bolívia, enquanto a Chave B tem Argentina, Uruguai, Jamaica e Paraguai. Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela completam o último grupo. 

A Seleção Brasileira estreia às 18h30 de domingo, contra o Peru, em Temuco, a 600 quilômetros ao Sul da capital Santiago, onde o Brasil joga as outras partidas da fase de grupos.


Chile e Equador dão pontapé inicial à competição

Às 20h30 de hoje, em Santiago, Chile e Equador dão o pontapé inicial da Copa América. O duelo deve definir quem será o principal postulante a avançar ao lado do México, sem depender do índice técnico do terceiro lugar no Grupo A, que também tem a Bolívia.

O técnico Jorge Sampaoli confirmou a presença do meia Valdivia, do Palmeiras, em campo, assim como o lateral-esquerdo Mena, do Cruzeiro, e do volante Aránguiz, do Internacional. No ataque, Alexis Sánchez e Eduardo Vargas, ex-Grêmio, formam a dupla que terá a responsabilidade de levar a equipe adiante no torneio em casa.

Um dos trunfos dos chilenos é que o Equador não vence na competição há 14 anos, quando fez 4 a 0 na Venezuela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;