Nacional Titulo
Passageiros recebem alerta sobre gripe aviária em aeroporto do Rio
Por
01/02/2006 | 00:09
Compartilhar notícia


Passageiros que embarcaram nesta terça em vôos internacionais no aeroporto Tom Jobim receberam folhetos informativos sobre a gripe aviária. A fim de evitar a entrada do vírus no Brasil, uma equipe da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alertou quem estava viajando para países como Espanha e França, já que muitos aviões fazem escala lá antes de seguir para a Ásia, onde se concentram os casos da doença.

Folhetos foram distribuídos na área do embarque e marcadores de livros, também informativos, colocados nas bolsas que ficam nas poltronas das aeronaves. As dicas são: lavar bem as mãos antes de alimentar; não ficar em locais fechados com grande concentração de pessoas; não ter contato com aves; não ingerir aves e ovos mal cozidos. É importante também procurar imediatamente um médico caso a pessoa tenha sintomas como febre acima de 38 graus, dor de cabeça e muscular e tosse seca (típicos de gripe). Crianças podem ter ainda gânglios no pescoço, diarréia e vômitos.

Os países afetados, diz o folheto, são Camboja, China, República da Coréia, Croácia, Hong Kong, Indonésia, Japão, Cazaquistão, Laos, Malásia, Mongólia, Romênia, Rússia, Tailândia, Turquia, Vietnan e Ucrânia. As informações são em português, já que o foco está nos brasileiros.

Paulo Ney Siqueira, brasileiro, analista de sistemas de 45 anos, embarcou nesta terça para trabalhar por um ano na Arábia Saudita, país que não está na lista das nações afetadas. Mesmo assim, achou importante ser informado sobre a gripe aviária. "A doença mata, então é sempre importante saber o que fazer para evitá-la", disse. Um grupo de turcos que ia para Paris se revoltou ao ver o nome de seu país no papel e o rasgou.

A distribuição faz parte da primeira etapa da ação da Anvisa de prevenção à gripe aviária, que foi iniciada na segunda-feira e se concentra nos aeroportos internacionais do Rio e de São Paulo e inclui também terminais menos movimentados, além de portos.

A segunda fase começa em 90 dias e prevê o cadastramento de passageiros que chegam do exterior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;