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Atendimento no Rede Fácil tem espera de até três horas em São Bernardo
Por Michelly Cyrillo
Do Diário do Grande ABC
10/09/2010 | 07:04
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A população que precisa dos serviços oferecidos pelo Rede Fácil de São Bernardo enfrenta em média três horas de espera. A demora no posto recém-inaugurado é provocada por "problemas no sistema". A Prefeitura informou que apenas na primeira quinzena de outubro o atendimento será normalizado.

"No dia 1° tentei resolver a questão do alvará do meu comércio, mas havia muita gente e estava uma bagunça, voltei na quarta-feira pela manhã e também não consegui ser atendido. Então, voltei à tarde, fiquei esperando 3h30 e ainda não resolvi. Esse lugar é muito desorganizado", reclamou o comerciante Francisco Ferreira Silva, 52 anos.

Na quarta-feira a equipe do Diário esteve na sede do Rede Fácil, que funciona no térreo do Paço, e constatou a demora no atendimento. Os funcionários explicam à população o problema no sistema e avisam o tempo médio de atendimento de três horas.

Assim que chega ao posto, o munícipe é encaminhado para a triagem. Em seguida, recebe uma senha, que o direciona para o serviço requerido. Muitos desistem, outros apesar de contrariados, aguardam.

Para conseguir "enganar" o tempo, o ambulante José Farias da Silva, 56 anos comprou revista de palavras cruzadas. "Assim consigo me distrair sem perder a paciência. Só tenho hoje para resolver o problema do IPTU, então tenho de esperar."

O atendimento foi inaugurado no dia 31. Ao todo, estão disponibilizados 387 serviços, como atualização cadastral, serviços de conservação e manutenção da cidade, pagamento e parcelamento de débitos fiscais, entre outros. Desse total, 85 vão tramitar eletronicamente, 46 poderão ser resolvidos na hora e 15 pelo site da Prefeitura - www.saobernardo.sp.gov.br.

Para a criação desse espaço, todos os serviços e atendimentos da Prefeitura foram reorganizados. O objetivo é desburocratizar e simplificar o atendimento e agiliizar o fluxo dos processos internos da administração.

A quantidade de pessoas que buscaram os serviço superou a expectativa da Prefeitura, que estimava receber 300 munícipes diariamente. No primeiro dia, foram 422 pessoas; no segundo, cerca de 717. No terceiro dia de atendimento, foram distribuídas 826 senhas e no quarto, 1.105.

O Rede Fácil funciona com 27 mesas de atendimento. Apenas duas estavam sem os profissionais durante o período que a reportagem esteve no local, na quarta-feira.
"Antes estes serviços eram realizados no PoupaTempo e lá já demorava. Aqui piorou. Percebemos que os atendentes estão meio perdidos ainda", avaliou a dona de casa Luiza Silva Cardoso, 53.

A Prefeitura afirmou que até a primeira quinzena de outubro o problema no sistema de senhas e agendamentos do Programa de Parcelamento Incentivado será normalizado.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. O Rede Fácil está localizado no Paço Municipal, Praça Samuel Sabatini, 50, Centro.

 




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