Diarinho Titulo
Por que o leão tem juba?
Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
08/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


 O leão macho tem juba (grande quantidade de pelos na região da cabeça em torno do pescoço) na fase adulta. Ela serve para chamar a atenção das fêmeas e conseguir uma companheira, além de proteger o pescoço durante a luta com outros animais.

O crescimento de pelos nessa região está relacionado à produção de hormônios masculinos. A cor geralmente é castanha, variando em tonalidades amareladas, avermelhadas ou tons mais escuros de marrom. Conforme ficam mais velhos, a juba tende a escurecer, podendo ser inteiramente preta.

Algumas espécies possuem pouca ou nenhuma juba. Os especialistas ainda não descobriram o verdadeiro motivo, mas acredita-se que está relacionado com o clima do lugar onde vivem ou com problemas genéticos que foram passados por gerações ao longo de milhares de anos. 

A fêmea não tem juba e possui função diferente do macho no bando. Ela é responsável por cuidar do filhote e caçar, pois é mais rápida e ágil (chega a 81 km/h em distâncias curtas). Possui corpo esbelto e musculoso e pesa metade do que o companheiro.

O macho é encarregado de demarcar o território e proteger o grupo. Na hora da refeição, é o primeiro a se alimentar. A fêmea é quem traz o lanche, mas só pode comer depois que o rei da selva está satisfeito.

Rei da selva tem rugido alto

O leão é conhecido como rei da selva porque não possui nenhum predador natural e está no topo da cadeia alimentar. Além disso, é o maior felino de seu habitat (em um todo, o vencedor é o tigre). Um macho adulto pesa até duas vezes mais que os guepardos e leopardos, por exemplo, com cerca de 250 kg. 

Sua juba é vista como uma coroa, lhe fazendo andar com o porte de uma majestade. Também possui um rugido bem forte, que pode ser ouvido a 9 km de distância e assusta outros animais. Em geral, ele tem o hábito de rugir ao amanhecer ou quando sai para caçar à noite. 

O leão se alimenta de animais terrestres, desde pequenos roedores até grandes vertebrados, como elefantes e girafas. Os bichos preferidos para a refeição, entretanto, são a zebra e o gnu. Em geral, precisa comer cerca de 5 kg de carne por dia para sobreviver.

O felino possui pelagem curta com coloração que varia do castanho claro ao cinza prateado e do vermelho amarelado ao marrom escuro. Varia de tamanho dependendo do ambiente em que vive. É encontrado por toda África subsaariana e do norte da África até a Europa e a leste até a Índia.

Quem perguntou: João Pedro de Souza Medeiros,8 anos, de Diadema, reparou que o leão tem juba, mas a leoa não. O garoto acredita que o macho tem essa característica porque é o rei da floresta. “É como se fosse uma coroa, para mostrar aos outros animais que ele manda”, explica João Pedro, que considera o bicho um dos mais bravos e bonitos existentes na natureza.

Curiosidades: A pelagem do leão o ajuda a se esconder na savana, onde tem grama alta e seca da mesma cor do animal.

Quando alguém diz que tem coração de leão, significa que a saúde é excelente, pois o felino não tem problemas cardíacos; seu coração tem válvula que controla a pressão.

Consultoria de Kauê Souza de Moraes, biólogo do Zoológico de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;