Política Titulo Ipem
Volpi assume cargo no governo Alckmin

Ex-prefeito de Ribeirão é novo superintendente
do Ipem, órgão da Secretaria de Justiça paulista

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
03/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O ex-prefeito de Ribeirão Pires Clóvis Volpi (PTB) assumirá a superintendência do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), do governo de São Paulo. O ingresso do petebista na gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) será confirmado hoje no Diário Oficial do Estado. O petebista vai gerir Orçamento em torno de R$ 160 milhões e coordenará aproximadamente 2.000 funcionários. Os números correspondem praticamente a metade da Prefeitura de Ribeirão Pires, liderada por ele entre 2005 e 2012. No município, o Orçamento deste ano é de R$ 339 milhões e o quadro de servidores gira em torno de 4.500 pessoas.

O órgão é ligado à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, também sob supervisão do PTB, com Aloisio de Toledo César, e executa ações de interesse ao consumidor. “Estou animado com a nova função, já que trata-se de instituto importante e com considerável autonomia”, considerou Volpi.
A nomeação do ex-prefeito de Ribeirão teve a indicação do deputado estadual e presidente do PTB paulista, Campos Machado, e está relacionada ao acordo firmado entre petebistas e tucanos que atuaram juntos pela reeleição de Alckmin. Pertencente ao arco de aliados, a legenda migrou para a gerência da Justiça após coordenar a Pasta de Esporte na gestão anterior, que ficou neste mandato com o PRB. “O PTB tem nomes de grande capacidade que poderiam exercer o cargo. Fiquei honrado em ter sido destacado.”

Recentemente, Alckmin afirmou informalmente que pretendia preencher vagas em sua equipe com quadros que não tenham pretensão de candidatura na eleição municipal de 2016. O objetivo do governador é evitar reformas por questão política.
Sobre essa situação, Volpi desconversa. O petebista é nome forte para disputar o Paço de Ribeirão Pires, hoje comandado por Saulo Benevides (PMDB). Há também a possibilidade de concorrer ao Executivo de Mauá – o PSDB, inclusive, já sondou o ex-prefeito a encampar projeto. “Sei desse posicionamento do governador. Estou focado em realizar bom trabalho à frente do Ipem. Minha situação política está sem definição por enquanto”, argumentou Volpi, admitindo, porém, perspectiva de encabeçar chapa em uma das cidades do Grande ABC. “Vou monitorar as movimentações (políticas) dos dois municípios. Entretanto, não há nada estabelecido. Em Mauá, por exemplo, é sondagem dos tucanos. Nada oficial”, justificou.

CENÁRIO
A entrada de Volpi no novo mandato de Alckmin é a primeira que envolve o rol de políticos do Grande ABC. O mandato anterior, encerrado em dezembro, contou com o ex-prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PTB), que estava à frente da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e com o próprio Volpi, atuando na função de adjunto do correligionário na Pasta.

O ex-prefeito de São Caetano, nos bastidores, também é cotado para integrar a equipe do governo paulista. Outro nome da região nesta lista é o ex-prefeito de São Bernardo William Dib (PSDB), que encerrou no dia 31 seu mandato de deputado federal. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;