Memória Titulo Memória
O velho grupo foi chamado de pardieiro

Em 90 anos de história, o Grupo Escolar de São Bernardo ocupou três endereços...

Por Ademir Medici
20/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Em 90 anos de história, o Grupo Escolar de São Bernardo ocupou três endereços: o casarão colonial do alferes Francisco Martins Bonilha, que ficava na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Rua Tenente Sales; provisoriamente, o salão paroquial da Matriz da Boa Viagem, na Rua Padre Lustosa; e o atual endereço, na Praça Lauro Gomes, a poucos metros do espaço em que ficava o casarão colonial.

A derrubada do casarão ocorreu num momento em que a cidade se desenvolvia. Chegavam as fábricas. A palavra de ordem era “progresso”. Hoje São Bernardo teria um projeto histórico-cultural muito mais rico se o casarão de taipa do início do século 19 sobrevivesse na mesma Praça Lauro Gomes.

O historiador Manuel Junior localizou, na Folha do Povo (edição de 13-5-1952) um artigo do seu diretor, Paulo Zingg, que dá bem um panorama da época.

- Falando na inauguração do grupo escolar provisório, instalado no salão paroquial, Lauro Gomes prefeito confirmou o que dizia o candidato. Em quatro meses resolveu-se o caso do grupo escolar de São Bernardo.

- Foi possível, graças ao dinamismo do prefeito, arrancá-lo do pardieiro imundo da Rua Marechal Deodoro, instalá-lo provisoriamente num ambiente limpo e higiênico, e assim permitir a derrubada do velho prédio e a construção de uma escola modelar.

- Apenas 120 dias foram necessários para isso, o que evidencia o ritmo da administração.

Que pena! O grupo escolar foi de fato transferido para o salão da igreja. O velho casarão de largas paredes veio ao chão. E o novo grupo foi construído.

Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade, fotografou a demolição do casarão. E lembra que os operários tiveram uma dificuldade muito grande em desenvolver a sua tarefa, pela fortaleza da construção. Beltran confirma que o casarão poderia ter sido preservado até os dias presentes. Ficaram as fotos e as gravuras, como esta da professora Lucia Melges.

Assim, na história da Educação de São Bernardo podemos colocar algumas fases:

- Século 19 – As primeiras aulas e cursos tendo à frente o primeiro professor concursado, padre Manoel Inocêncio Lustosa.

- Virada do século 19 para o século 20 – O uso do casarão do alferes Bonilha como escola e a sua transformação em ‘Escolas Reunidas’.

- 1925 a 1951 – O uso do casarão como grupo escolar.

- 1952 a 1954 – A transferência do grupo escolar para o salão paroquial.

- 1955 – A inauguração do atual prédio, que abriga a Escola Maria Iracema Munhoz, de uma comunidade escolar – direção, professores, funcionários, alunos e ex-alunos – muito preocupada em lembrar e difundir esta história.

DOIS NOMES

- Jornalista Paulo Zingg – o que chamou o velho casarão de pardieiro – chegou a secretário de Estado da Educação.

Professora Lúcia Cristovão Melges coordenou e realizou importante trabalho de construção da memória da Escola Maria Iracema Munhoz, em 2005, quando da celebração dos 80 anos do antigo Grupo Escolar de São Bernardo.

Diário há 30 anos

Domingo, 20 de janeiro de 1985 – ano 27, nº 5728

Manchete – Tancredo (Neves, presidente eleito) nega encontro com Celso Pastore (presidente do Banco Central) e não admite perguntas dos jornalistas

Cinema – Quatrocentas salas fecharam suas portas no País em 1984. E a crise atinge também os cinemas do Grande ABC. Reportagem: Eurica Sisman.

Data – No Dia do Farmacêutico, os profissionais do ramo recordam o passado com saudades. E analisam o presente. Ana Regina Maeda entrevista os farmacêuticos Quinto Tombolatto, Edson Roberto Crema e Roberto de Oliveira.

Em 10 de janeiro de...

1895 – Em abaixo-assinado endereçado ao presidente do Estado, moradores da região pediam que a nova Hospedaria dos Imigrantes projetada pelo governo fosse estabelecida na Estação de São Bernardo (hoje Santo André) ou na Vila de São Bernardo (hoje Centro de São Bernardo).

1900 – O cônsul-geral do Brasil na Itália, Américo de Campos, morre em Nápoles. Paulista de Bragança, foi jornalista. Lutou pela proclamação da República.

1915 – Padre Luiz Capra, vigário de Santo André, celebra missa em louvor a São Sebastião.

A guerra. Da manchete do Estadão: ‘Os franceses retomam La Boiselle; vapor alemão Eysenach detido no Recife’.

1925 – Esquadrilha francesa do voo inaugural do serviço postal aéreo na América do Sul retorna de Buenos Aires.

1930 – Câmara de São Bernardo aprova proposta do cidadão João da Silva para a realização do serviço de iluminação pública a petróleo no Distrito de Paranapiacaba.

1940 – Inaugurada a nova sede do Ribeirão Pires Futebol Clube, ao som do Jazz-Band Appolo e com as bençãos do padre Marcos Simoni.

Hoje

- Dia do Farmacêutico

- Dia Nacional do Fusca

- Dia da Consciência Indígena dos filhos da Nação Tupi

- Dia do Oxalá

Santos do dia

- São Sebastião. Nasceu em Milão, Itália. Foi capitão do exército romano. Denunciado como cristão, foi condenado à morte a flechadas. Conseguiu sobreviver. Morreu açoitado por volta do ano 284. Protetor dos presos, de pessoas com feridas, pestes e doenças contagiosas.

- Fabiano

- Mauro de Casena

Feriado municipal

Em louvor a São Sebastião, hoje é feriado no Rio de Janeiro e nas cidades paulistas de Braúna, Cardoso, Itaju, Motuca, Palmital, Parisi, Piraju, Porto Ferreira, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Sabino, Santa Cruz do Rio Pardo, entre outras cidades.

No Grande ABC, hoje é dia de festa em Rio Grande da Serra, cuja paróquia é dedicada a São Sebastião. A região possui mais capelas dedicadas ao santo do dia: Parque Erasmo Assunção (Santo André), bairro Sonia Maria (Mauá), Montanhão (entre São Bernardo e Santo André) e Jardim Novo Horizonte (Rua Tiradentes, em São Bernardo). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;