D+ Titulo Natal
Ajudantes de Papai-Noel da Avape
Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
22/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Quando chegam as festas de fim de ano, a produção nas oficinas da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência cresce muito. O trabalho triplica e tudo funciona como verdadeira fábrica de presentes. Bruna Farias, 13 anos, ajuda a fazer caixas de tecido. "São muitas encomendas (200 neste ano) para dar conta. Precisa ter paciência e concentração, mas é legal", diz a garota, que gosta do Natal porque reúne toda a família.

Rodolfo de Araújo, 18, ajuda nas caixas, faz bordados, participa do grupo de teatro e dança da associação, além de estar no curso de massagem. "Me sinto bem aqui. Aprendi a fazer um monte de coisas que não sabia. Também tenho mais amigos." O garoto pretende fazer faculdade de Fotografia. Enquanto isso, o colega Carlos Henrique dos Santos, 16, cuida do jardim da associação em Riacho Grande, São Bernardo. "Adoro ficar perto da natureza."

Bruna, Rodolfo e Carlos têm graus de deficiência mental. Estar na Avape é imporante para eles. "É apoio para a vida. Damos ferramentas para que se desenvolvam e eles evoluem", comenta a professora de Educação Física Tatiana Grigolin. "Receber encomendas de Natal faz com que se sintam importantes, além de ajudar na criatividade e convivência", conclui a responsável pelas artes, Andreia Zapater.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;