Turismo Titulo Rio de Janeiro
Cozinha com tempero carioca

'Cook in Rio’ convida turistas do Brasil e do mundo para encontro culinário especial

Por Luís Felipe Soares
15/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


 “A melhor forma de se conhecer uma cultura local é por meio da culinária”, afirma Simone Almeida. É por meio de um encontro pouco convencional que a chef tenta descontrair grupos que se deixam levar pela paixão por comida. No projeto Cook in Rio (www.cookinrio.com), ela recebe pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo abertas a se aproximarem de uma grande cozinha. “O trabalho é colocar o povo junto. Tudo na vida envolve comida, principalmente no Brasil. Vou falando das nossas raças e tradições. Descobrir a vivência das pessoas é ótimo e acabo trazendo o público para mim.”

A ideia é fazer com que se soltem ao mesmo tempo em que preparam uma refeição completa, com entrada, prato principal e bebidas. Simone comanda a atividade, mas quem coloca a mão na massa são os convidados. Todos são incentivados a deixar a vergonha de lado para mostrar seu talento (ou não) para elaborar cardápio com duas opções: moqueca de filé de linguado – grande atração – ou feijoada. Entre os aperitivos estão farofa com banana e o passo a passo para fazer uma boa caipirinha. Após os beliscos, todos se reúnem no fim para comer.

São mais de duas horas e 30 minutos de experiência no restaurante. A preparação dos pratos e das bebidas é intercalada com série de histórias contada por Simone. Ela recorda os tempos em que estudou na Alemanha, o contato com diferentes tipos de públicos e relata ‘causos’ referentes ao Rio de Janeiro. Também há espaço para dezenas de dicas culinárias, como o fato de se marinar peixe com pimenta para matar as bactérias e o detalhe da cachaça combinar somente com frutas cítricas. “Começou como um plus para o turismo e meio que se tornou básico nas principais visitas. É um tipo de atividade que ocorre no mundo todo. Pegamos pelo rabo do foguete e vamos indo sempre com novas ideias”, diz a chef.

O Cook in Rio existe há cinco anos, além de sua primeira temporada de maneira experimental. Os encontros ocorrem no restaurante de Simone, no Centro, ou podem ser agendados para outros lugares, com a cozinheira indo até o local. Cada pessoa desembolsa o valor de R$ 170 pela experiência, sendo que o preço pode ter desconto para grupos grandes e inclui as comidas e as bebidas durante toda a tarde. Uma experiência carioca que dá água na boca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas
Notícias relacionadas


;