Cultura & Lazer Titulo
Coleçao de arte roubada por nazistas é leiloada
Do Diário do Grande ABC
12/04/1999 | 11:50
Compartilhar notícia


A casa britânica de leiloes Christie's venderá no próximo dia 8 de julho uma valiosíssima coleçao de arte pertencente ao ramo austríaco da família Rothschild, que foi recentemente devolvida pelo governo da Austria, 60 anos depois de ter sido roubada pelos nazistas.

A Christie's espera que o leilao alcance os 20 milhoes de libras (33 milhoes de dólares). "Trata-se da mais importante coleçao particular" já vendida na Europa, explicou esta segunda-feira à impensa o presidente da firma, lorde Hindlip.

Lindlip adiantou que os Rothschild da Austria foram praticamente arruinados pelos nazistas e que "a razao desta venda é muito simples: precisam de dinheiro".

E contudo os baroes Louis e Alphonse de Rothschild tinham uma fortuna considerável quando Hitler invadiu a Austria em 1938. Quando os nazistas chegaram a seu palácio para prender dois eminentes membros da comunidade judia, Alphonse fugiu e Louis mandou dizer-lhes por seu mordomo que estava jantando e marcou encontro para outro dia.

Pouco depois, os SS o prenderam e se apoderaram da imensa coleçao reunida pelos dois irmaos: obras primas do pintor holandês Frans Hals, móveis de grande valor, alguns dos quais pertenceram ao rei Luís XVI, instrumentos de música, instrumentos científicos raros. Ao terminar a guerra, a coleçao foi encontrada pelas tropas norte-americanas escondida noi Tirol. Mas as obras nao foram devolvidas a seus proprietários e sim repartidas entre os museus austríacos.

A herdeira dos dois baroes, Bettina Looram-Rothschild, recuperou recentemente as aproximadamente 250 obras, depois que o governo austríaco decidiu devolver a seus legítimos donos as obras "de origem duvidosa" expostas em seus museus e autorizar sua venda no estrangeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;