Setecidades Titulo Vestibular
Preocupação com corpo e mente deve ser levada em conta

Segundo especialista, estudar deve ter sido o foco anterior do aluno; proximidade das provas exige cuidados com descanso e alimentação

Por Do Diário do Grande ABC
09/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Neste mês prossegue a maratona de vestibulares em todo o País e também nas instituições de Ensino Superior localizadas no Grande ABC, o que deixa a maioria dos estudantes ansiosa e nervosa. Para a consultora educacional do FTD Sistema de Ensino, Ana Paula Xavier, são esses sentimentos que devem ser trabalhados neste momento. Estudar deve ter sido o foco anterior. Agora, o importante é cuidar do corpo e da mente.

“O estresse e a ansiedade com a aproximação das provas, assim como o cansaço que se acumula com tantos exames, são inevitáveis. Assim, é necessário lidar com a tensão e buscar equilíbrio e tranquilidade. Atividades físicas e momentos de descontração são excelentes alternativas.”

A especialista indica ainda que, nos dias que antecedem às provas, é preciso ter cuidados com o sono e a alimentação. “O estudante deve dormir oito horas por noite e alimentar-se bem, com refeições leves e saudáveis. Além de favorecer a preparação, o cuidado evita que tenha distúrbios digestivos às vésperas das provas”, garante Ana Paula.

Outra dica da consultora é visitar antes o local onde serão realizados os exames para evitar de se perder no dia da prova. “Além disso, é importante preparar tudo o que irá precisar e conferir o que deve ser levado no dia da prova: documento de identificação com foto, cartão de confirmação de inscrição, material exigido para provas de habilidades específicas, entre outros.”

CONTEÚDO

Ana Paula garante que este não é o momento de aprender novos conteúdos nem de se desgastar com revisões cansativas. “Porém, é importante manter-se atualizado até o último momento com leituras diárias de notícias. Informações são ricos subsídios para a redação. Reunir conhecimentos sobre atualidades, impacto social e de relevância nacional e mundial ajudarão a compor bom texto, com diferenciais que podem enriquecê-lo em relação aos dos concorrentes.”

Na noite anterior ao grande dia, a especialista destaca que é preciso dormir cedo e acordar com tempo suficiente para tomar um bom café da manhã e realizar o trajeto até o local com tranquilidade. “Não se esqueça do rigor com o horário de entrada nos locais de prova. Não são tolerados atrasos.”

Ao chegar, a especialista indica que o candidato se instale confortavelmente e faça uma verificação em tudo que necessitará durante o exame. É importante ficar atento ao cumprimento das regras, como o cuidado de guardar o celular. “Além disso, faça paradas rápidas a cada 50 minutos para que o cérebro descanse. Alongue os braços e pernas, coma algo leve, beba água ou vá ao banheiro. Mas não perca muito tempo, porque a prova é extensa.”

Com essas dicas, o aluno poderá ter desempenho melhor na prova e, assim, garantir a tão sonhada vaga no Ensino Superior. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;