Esportes Titulo
Azulao a um ponto da final da Copa Joao Havelange
Edélcio Cândido
Do Diário do Grande ABC
15/12/2000 | 00:15
Compartilhar notícia


O Sao Caetano venceu com méritos o Grêmio por 3 a 2, quinta-feira à noite, no Parque Antártica, e honrou a bandeira do futebol paulista. O Azulao ficou a um empate da classificaçao para a decisao da Copa Joao Havelange, mas pode perder por até um gol de diferença domingo, no estádio Olímpico, desde que a eventual vitória gaúcha seja por 4 a 3 em diante. A festa da torcida, com cerca de 18 mil pagantes, só nao foi completa porque a vitória apertada e os dois gols sofridos deixaram o time da regiao numa situaçao delicada.

Num jogo de alto risco, cinco gols e vários momentos eletrizantes, a equipe do Grande ABC só nao ganhou por uma diferença maior por causa das incríveis oportunidades desperdiçadas por Adhemar, Zinho e Claudecir. No duelo dos grandes artilheiros, houve empate, com Adhemar e Ronaldinho marcando dois gols cada um. O Grêmio manteve a sua sina de 34 anos sem vitória no Parque Antártica.

No primeiro tempo, ao contrário dos jogos anteriores, o Sao Caetano foi surpreendido pelo Grêmio, que iniciou a partida impondo forte marcaçao no meio-campo e boas combinaçoes ofensivas com Warley, Zinho e Ronaldinho. A equipe gaúcha mostrava porque era um time de tradiçao, saindo para o jogo com responsabilidade e insinuantes descidas pelo meio. Sufocado, restava ao time do Grande ABC tentar encontrar espaços para administrar o seu jogo tradicional de toque de bola e penetraçoes pelo meio com Aílton, Zinho e o esperto Adhemar.

Com 15 minutos de jogo, o Grêmio já tinha levado perigo três vezes ao goleiro Sílvio Luiz, mas, aos poucos, Claudecir, Adaozinho e Esquerdinha começaram a fazer marcaçao mais compacta pelo meio, anulando Ronaldinho, e saindo em velozes contragolpes. Assim, aos 22, Adhemar, de falta, obrigou Danrlei à primeira boa defesa. O Grêmio passou de dominador a dominado. Depois dos 35, o Sao Caetano já tinha o jogo sob domínio, Aílton se posicionava melhor, e Zinho buscava tirar a zaga gaúcha para fora da grande área. Com isso, sobravam espaços para Adhemar tentar armar jogadas individuais.

Aos 47, o Sao Caetano fez o primeiro gol: o zagueiro Serginho, no ataque, sofreu pênalti de Marinho. Adhemar, com categoria, bateu forte e nao deu chance para o goleiro, o que levou a boa torcida do Azulao ao delírio.

O segundo tempo voltou a ser rico em emoçoes. Aos 13 minutos, Adhemar penetrou sozinho, driblou Marinho, limpou a jogada e bateu seco, para fazer 2 a 0. No entanto, aos 24, Ronaldinho teve lampejos de craque e diminuiu com um golaço. Mas aos 31, Japinha bateu escanteio e Daniel, de cabeça, fez 3 a 1.

Quando mais o Sao Caetano precisava administrar o resultado, o meio-campo caiu de produçao. Assim, o Grêmio foi buscar o prejuízo e, aos 39, em jogada pelo meio, Paulo Nunes tocou para Ronaldinho chutar à meia altura e fazer o segundo gol para o time gaúcho. Nos minutos finais, o Sao Caetano optou por segurar a vitória a correr risco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;