Internacional Titulo
Maior parte do mundo passa pelo teste do Bug
Do Diário do Grande ABC
01/01/2000 | 01:08
Compartilhar notícia


Nenhum dos 150 países que comemoraram a passagem do ano 2000 antes do Brasil comunicou problemas relevantes em decorrência do bug. Apenas pequenas falhas operacionais em duas usinas nucleares, segundo a versao oficial do governo japonês, e medidas extraordinárias de cautela adotadas pela Nigéria, pela Africa do Sul e pelo Paraguai foram registrados, segundo informaram os técnicos do governo brasileiro do Comando Geral de Controle no Ministério da Defesa.

De acordo com o embaixador Sérgio Augusto Florence, assessor da presidência da República, o governo japonês limitou-se a informar que houve falhas no sistema de comunicaçao de duas usinas nucleares e que as dificuldades já estavam solucionadas. "Eles nao explicitaram qual foi o problema e disseram apenas que o sistema foi substituído e a dificuldade sanada", afirmou o embaixador. Florence acrescentou que o sistema de comunicaçao japonês em energia nuclear "nao tem nenhuma relaçao com o que é usado no Brasil e portanto nao projeta a ocorrência de nenhum problema em nosso país".

Na Nigéria, o Banco Central local decidiu, por uma questao de cautela, determinar ao sistema financeiro que nao operasse com sistemas informatizados até segunda-feira. O governo sul-africano foi além: decretou feriado bancário no dia 3, depois de ter mantido os bancos fechados nesta sexta. A justificativa novamente foi se tratar apenas de uma medida cautelar.

O Ministério das Relaçoes Exteriores recebeu informaçoes pela Internet de 108 dos 150 países que passaram pelo bug antes do país, mas fez um monitoramento especial por intermédio de suas embaixadas em dez países: Nova Zelândia, Austrália, Coréia do Sul, Japao, China, India, Rússia, Angola, Portugal e Alemanha. De acordo com o porta-voz do Ministério da Defesa, coronel Pedro Brito, a prioridade foi dada para informaçoes sobre os sistemas de energia dos países. "O setor energético está sendo monitorado passo a passo por dados que nos chegam por satélite, em relaçao aos demais setores, estamos acompanhando pelos sites oficiais da Internet e pelas embaixadas", afirmou.

De acordo com alguns especialistas, porém, só na segunda-feira é que se poderá ter certeza de que o problema foi vencido. "É importante nao esquecer que o mundo dos negócios começa a processar plenamente suas informaçoes no dia 3", disse John Koskinen, especialista contratado pelo governo dos Estados Unidos para acompanhar a transiçao para o novo ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;