Internacional Titulo
Sondas irao a Marte procurar água
Do Diário do Grande ABC
02/12/1999 | 11:33
Compartilhar notícia


A sonda Mars Polar Lander (MPL) e as duas mini sondas Deep Space 2, que pousarao esta sexta-feira no planeta vermelho, funcionarao como perfuradoras de poços para descobrir se o subsolo do astro contém água, mesmo que sob a forma de gelo.

A busca de água em Marte empolga há tempo os astrônomos. Efetivamente, está diretamente vinculada com a busca do Santo Graal dos astrobiólogos, a presença de uma forma de vida no planeta do sistema solar que mais se parece com a Terra. ``Se encontrarmos água, haverá uma possibilidade de vida', assinalou nesta quarta-feira um astrobiólogo da Nasa, Michael Meyer. Sem água, nenhum organismo pode se desenvolver.

Na Terra, lembrou, a vida bacteriana começou a se manifestar pouco depois do aparecimento da água. Além disso, alguns organismos podem viver em condiçoes extremas, a temperaturas inferiores a 20 graus Celsius abaixo de zero no Artico ou superiores 113 graus em fontes hidrotermais no fundo dos oceanos, a partir do momento em que dispoem de água em forma líquida. Assim, ``a busca da vida está intimamente vinculada com a busca da água', declarou outra astrobióloga da Nasa, Pamela Conrad.

Os responsáveis pelas missoes MPL e Deep Space 2 esperam pôr em evidência esse elemento ao pousar as naves perto do Pólo Sul, onde existem mais possibilidades de encontrar restos de água no subsolo.

Com efeito, a missao Mars Pathfinder comprovou isso em 1997. Quantidades muito grandes de água fluíram, pelo menos na vasta planície de Ares Vallis, deixando rastros de sua açao. A nave Mars Global Surveyor, em órbita em torno do planeta, também tirou fotos de dunas, ou do que podem parecer rios nos quais desemboca uma rede de afluentes.

Mas essa água desapareceu e os astrônomos tentam averiguar o que aconteceu com ela e onde poderia estar. ``Até descobrirmos onde está a água, nao saberemos onde procurar a presença de vida", assinalou Kenneth Nealson, responsável pelo departamento de astrobiologia do JPL.

Atualmente, a água nao pode estar em forma líquida na superfície do planeta vermelho, pois a atmosfera é tao tênue que se evaporaria de imediato. O vapor de água encontra-se em suspensao na atmosfera e o céu de Marte às vezes fica colorido com nuvens rosas. Os pólos também têm certa quantidade de água sob a forma de gelo. Mas os astrônomos estimam que deveria haver muito mais e que pode estar misturada à terra, congelada, formando assim permafrost, um subsolo permanentemente congelado.

As duas mini sondas de Deep Space 2 afundarao a um metro da superfície para buscar uma mínima partícula de água que possa estar encerrada ali. Também extrairao amostras de solo e as aquecerao em um pequeno forno para analisar os gases que possam desprender-se, em busca de vapor de água.

Mars Polar Lander está dotada de um braço mecânico de dois metros de comprimento que cavará uma trincheira de alguns centímetros de profundidade para recolher materiais. Também os colocará em um forno, sempre para tentar encontrar água.

Ao escolherem pousar perto do Pólo Sul e cavar, os responsáveis pela missao apostaram todas as suas chances para encontrar pelo menos gelo no planeta vermelho. ``Se nao houver água de forma líquida achamos que nao há vida em Marte, atualmente', advertiu Kenneth Nealson.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;