Cultura & Lazer Titulo
Óculos no estilo vintage
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
13/12/2009 | 07:41
Compartilhar notícia


Com a chegada do sol forte, típico dos dias de verão, a falta de proteção dos olhos pode acarretar alguns incômodos, entre eles, dor de cabeça. Para fugir de problemas mais sérios e ainda estar de acordo com a moda, o que não faltam são opções de óculos escuros.

Especialistas apontam que as próximas coleções resgatam os modelos do século passado, é o chamado estilo vintage. "São óculos grandes, com linhas retilíneas e lente dégradé. Parece o que víamos em nossas avós", define o designer ótico Francisco Ventura.

Além do design retrô, Ventura ressalta o uso de aplicações de metal e peças coloridas, algumas transparentes. Ele acrescenta, no entanto, que embora os modelos sejam bonitos, não fica bem em qualquer biótipo.

"O uso dos óculos grandes por mulheres baixas fica desproporcional. Além disso, as peças retilíneas são ideais para rostos redondos ou ovais", acrescenta.

A diretora da divisão de luxo da General Óptical, Eliane Gonçales, destaca os óculos nude (tom de pele) - a febre do momento - e os clássicos, como o tartaruga, por exemplo. A inspiração vem nos modelos das décadas de 1920 e 1940 e também nas tendências apresentadas nas semanas de moda da Europa e Estados Unidos.

Segundo a especialista, antes usado apenas para proteger os olhos, os óculos de sol tornaram-se um dos principais acessórios para compor o look de verão. "Mas não é por isso que deixa de ser importante a qualidade das lentes. É necessário que se compre a peça em uma ótica especializada", recomenda. Ou seja, todos com proteção contra os raios UV.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;