Cultura & Lazer Titulo
16ª Festa Italiana de São Caetano começa neste sábado
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
02/08/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


A movimentação de pessoas montando barracas na praça Ermelino Matarazzo, no bairro Fundação, em São Caetano, não nega: está começando mais uma edição da Festa Italiana da cidade. Realizado há 16 anos, o festival prima pela portentosa gastronomia oriunda de cerca de 20 regiões do país europeu, de onde teriam vindo os antepassados de boa parte dos moradores. Além de comida da melhor qualidade, haverá shows de música típica. A festa ocorre todos os sábados, das 18h à meia-noite, e domingos, das 18h às 23h, de hoje a 31 de agosto. A entrada é franca.

O funcionamento das 20 barracas-cantina é coordenado por instituições assistenciais e pelo Fundo Social de Solidariedade da cidade. A renda será revertida para as obras realizadas por essas casas. Além de massas, o cardápio se destaca por antepastos variados, sanduíches de mortadela no pão italiano e sobremesas de diversas inspirações. O preço praticado para as iguarias varia de R$ 2 a R$ 17. As bebidas têm preços tabelados.

MÚSICA - O cantor paulistano Fred Rovella, espécie de Elvis das canções típicas da vecchia Italia, já é uma instituição à parte nesses 16 anos de realização da festa. Sua apresentação, ao lado de sua banda, está marcada para amanhã. O cantor, que também tem músicas em espanhol em seu repertório, foi o grande vencedor do programa Rei Majestade, que foi ao ar até o ano passado pelo SBT. O prêmio foi a gravação de um CD especial ao lado de Silvio Britto e José Luís, que ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugares. Hoje, quem anima a festa são as bandas Viva Itália e Nostra Itália.

SEGURANÇA - A festa faz parte das comemorações dos 131 anos da cidade e a segurança será feita em conjunto pela Guarda Civil Municipal e pela Polícia Militar. Para impedir a venda de bebidas alcoólicas a menores, mesmo fora da festa, a Prefeitura deve manter sob fiscalização os bares do bairro Fundação e impedirá que vendedores ambulantes trabalhem no entorno da praça Ermelino Matarazzo.

O público deverá acessar a praça no encontro das ruas Mariano Pamplona com Ceará e 28 de julho com Maximiliano Lorenzini. As quatro vias terão o tráfego desviado para as ruas do entorno a partir das 17h, todos os sábados e domingos de realização da festa. O bloqueio e a orientação serão feitos pela Diretoria de Trânsito e Vias (DTV) do município.

16ª Festa Italiana de São Caetano - Na Praça Comendador Ermelino Matarazzo. De hoje a dia 31. Sábados, das 18h à meia-noite; domingos, das 18h às 23h. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;