Memória Titulo Memória
Nos brejos do Rio Grande

A despeito da crise que atravessamos, continua aqui (Santo André) e na vizinha Estação de São Caetano a construção de prédios...

Por Ademir Medici
01/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“A despeito da crise que atravessamos, continua aqui (Santo André) e na vizinha Estação de São Caetano a construção de prédios”.
Cf. O Estado de S. Paulo, edição de 3-4-1914.

As tropas da Força Pública de São Paulo percorreram, em 1914, a geografia original da Zona Sul de São Paulo, quando o Rio Grande – que nasce em Paranapiacaba – desaguava no Rio Pinheiros e este no Tietê. Alguns anos depois, na década de 1920, houve a inversão dos cursos dos rios para a formação da Represa Billings no grande projeto da Ligth and Power para gerar energia elétrica serra abaixo, em Cubatão.

NOTÍCIA

ÀS 8h15, o chefe do Partido Preto (Partido B) está exatamente informado da direção da marcha do inimigo (Partido A, Capa Branca), que parece haver tomado como objetivo o encontro. Conduz o grosso de suas forças para as proximidades da estação (imagina-se que seja a de Santo André ou de São Caetano).

Às 8h30, as intenções do inimigo se precisam. Toma então como objetivo principal o encontro, e acelerando a marcha contra o adversário, estabelece-se em excelentes posições, à margem esquerda do Rio Ipiranga.

O avaque Pedro Dias de Campos (comandante do Partido A) desemboca com vivacidade pelas pontes daquele rio, e rechaça o inimigo (comandado por Domingos Quirino Ferreira).
Os combates realizam-se entre os brejos do Rio Grande com destino à ponte do Rio Pinheiros.

Fontes: O Estado de S. Paulo, 27-6-1914 (texto); A Vida Moderna, revista (fotos e legendas).

Amanhã, em Memória:

27 horas de manobras

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do “flash-back”, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e notícias no tempo.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. As eleições dividiram o País. Os movimentos separatistas que já aconteceram no País. Culturalmente, o Sul sai perdendo: o samba, o baião e o tropicalismo vieram do Nordeste. A autobiografia repleta de fotos do rei Roberto Carlos. O Trans/museus, encontro que debate os desafios atuais dos museus brasileiros. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 13h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Presença ao vivo no estúdio de Flaviano Oliveira dos Santos, presidente, e Raimundo Nonato Costa, vice-presidente, ambos da Legião Antialcoólica de São Bernardo; por telefone, dr. Fadlo Fraige Filho, presidente da Anad (Associação Nacional de Diabéticos). Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. 50 anos em 5. A história de Juscelino Kubitscheck em três programas. Nesta terceira audição, a morte de JK e seu sepultamento altas horas da noite em um cemitério na cidade por ele construída, Brasília. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Municípios Paulistas

Aniversariam: Itatiba (criado em 1857, quando se separa de Jundiaí) e Taciba (criado em 1954, quando se separa de Regente Feijó).

News seller há 50 anos

Domingo, 1º de novembro de 1964 – ano 7, nº 339

Manchete – Censo escolar será realizado no ABC de 3 a 10 de novembro

Mauá – Fechada a agência do Iapi (Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários).

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 1º de novembro de 1984 – ano 27, nº 5662

Manchete – Guarda-costas matam Indira Gandhi, primeira ministra da Índia. E o mundo inteiro se abala

Economia – Pacto tenta manter a inflação em 211%.

Santo André – Prefeito Newton Brandão anuncia a extinção da Compre, empresa municipal de economia mista.

- Hardy Monteiro de Carvalho assume a Secretaria de Administração.

Futebol – Pelo Campeonato Paulista, ontem, no Morumbi: São Paulo 3, Santo André 0.

Em 1º de novembro de...

1894 – Fundado o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, em assembleia na Faculdade de Direito de São Paulo, a convite de Antônio de Toledo Piza e Almeida, Domingos José Nogueira Jaguaribe e Estevão Leão Bourroul. Cento e trinta e nove intelectuais participaram. O primeiro presidente, em caráter interino, foi Cesário Mota Júnior. A professora Nelly Martins Ferreira Candeias é a presidente atual.

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: bombardeio por aeroplanos franceses da sede do estado maior em Dixmunde; os monumentos de Bruxelas ameaçados; a Itália ocupou a ilha de Sasseno.

Devido a um desarranjo na máquina fixa, no plano inclinado nº 4 da São Paulo Railway, houve grande atraso nos trens.

1934 – Entram em greve os trabalhadores da Pirelli e da Conac, em Santo André.

Hoje

- Dia de Todos os Santos. Ou Ognissanti, como dizem os italianos.

- Dia da Argélia

- Dia do Sushi

Santos do dia

- Festa de todos os santos em 1º de novembro – “Alegrando-se todos no Senhor nesta solenidade...”: assim reza a antífona de entrada. É a Igreja militante que honra a Igreja triunfante e presta à incomensurável multidão de santos que povoam o Reino dos Céus a homenagem que ela não pode prestar individualmente a cada um deles – como sucede no calendário cristão.

- Licinio

- Tiago da Pérsia

- Maria, escrava




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;