Memória Titulo Memória
Linhas modernas e falta de moradia

Gente de mais de 90 diferentes países emprestam sua colaboração e seu trabalho à Volkswagen...

Ademir Medici
04/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“Gente de mais de 90 diferentes países do mundo emprestam, hoje, sua colaboração e seu trabalho à Volkswagen do Brasil. Esta babel de raças, onde se misturam brasileiros e ucranianos, uruguaios e lituanos, alemães e estonianos, forma a grande família Volkswagen, que conta, atualmente, com 9.350 membros. A grande maioria, naturalmente, é constituída por brasileiros, que somam 8.000 pessoas. Destes, mais de 4.000 são nordestinos.”

Família Volkswagen, ano I, nº 4, fevereiro de 1963.

A diagramação da revista Família Volkswagen, cujos primeiros números formam esta 5ª Semana São Bernardo, era o que havia de mais avançado e moderno no início dos anos 1960, diferenciando-se das publicações mais antigas e tradicionais. As capas tinham um desenho gráfico arrojado, como a deste número 4, que em poucos traços e linhas consegue chamar para assuntos diversos, um dos quais a casa própria, sonho de muitos.

Tempo da Bossa Nova, do traço de Niemayer que projetou Brasília, do modernismo. E de um problema gravíssimo: a falta de residências.

Onde instalar essas levas de pessoas que chegavam a São Bernardo de todas as partes? A Volkswagen buscou contornar o problema criando conjuntos habitacionais cujas unidades eram vendidas em forma de cooperativismo.

Uma grande comunidade se formava dentro da cidade. A Volks era uma cidade dentro do município de São Bernardo. Comunicar-se com todo mundo, numa época de telefonia difícil e sem internet, tinha que seguir os trâmites da mídia impressa.

A revista Família VW era um veículo. Outros eram idealizados, como a revista Bom senso, que seria trimestral e circularia encartada na Quatro Rodas, de orientação ao motorista brasileiro que se acostumava com a mecânica simples dos produtos VW.

Amanhã na 5ª Semana São Bernardo

Sexo frágil invade a indústria

Santos do dia

- Na estampa, São Francisco de Assis (Itália, 1182-1226). Fundou a Ordem dos Franciscanos, a Ordem dos Capuchinhos e a Ordem dos Franciscanos Conventuais.

- Amônio

- Petrônio

News Seller há 50 anos

Domingo, 4 de outubro de 1964 – ano 7

São Caetano – Iniciada a construção da Escola Mauá.

Santo André – Os 53 anos da Escola Industrial Julio de Mesquita.

Em 4 de outubro de...

1924 – A guerra. Manchete do Estadão: o ataque dos alemães a Lierre, na Bélgica; o czar Nicolau parte para a frente dos exércitos moscovitas.

Futebol. Jogos de hoje: Germânia e São Bernardo, na Estação de Santo André; A. Garrett e Ribeirão Pires, em Ribeirão Pires.

1954 – Criada a Diretoria de Saúde e Assistência Social da Prefeitura de São Caetano.

1959 – News Seller anuncia que dois estádios de São Bernardo terão iluminação artificial: Ítalo Setti e Meninos FC.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 4 de outubro de 1984 – ano 27, nº 5639

Manchete – Bancada do PMDB de Rio Grande da Serra falsifica CEI

São Bernardo – Estouradas duas bancas de bicho.

Hoje

- Dia da Ecologia e dos Animais

- Dia Universal da Anistia

- Dia Mundial do Barman ou Bartender

- Dia do Poeta

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flashback, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e notícias no tempo.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO.Em destaque, o Arquivo nacional, que guarda documentos, filmes, fotografias e mapas que contam fatos históricos do Brasil; Mário de Andrade, importante nome da Semana de 22, tem seu trabalho revisitado; bons momentos do rádio; a história dos concursos de Miss Brasil. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. As eleições 2014. Ao vivo, no estúdio, o vereador Edson Sardano (PTB), de Santo André. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Aproveitando o clima político, a última entrevista – 1999 – de Hugo Borghi, duas vezes candidato ao governo de São Paulo, em ambas ficou na segunda colocação, e jurava de pés juntos que tinha sido esbulhado no processo de apuração dos votos. Conta coisas muito interessantes dos conchavos políticos daqueles tempos que, na essência, eram os mesmos de hoje, diferindo apenas na forma de malandragem. E fala da eleição presidencial que teve como principais candidatos o Eurico Dutra e o Brigadeiro Eduardo Gomes. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;