Economia Titulo FGV
Parque industrial brasileiro registra freada
16/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O parque industrial brasileiro já começa a sentir o baque da crise internacional. Dados levantados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) mostram que alguns setores tiveram redução expressiva da utilização da capacidade instalada.

Muitos deles estavam aproveitando ao máximo suas instalações e ocupando seu pessoal em três turnos de trabalho. Mas agora há folga na linha de montagem.

O tombo foi maior para quem fabrica móveis, têxteis, químicos e para a indústria mecânica. Em geral, a indústria sofreu redução de 0,7 ponto percentual de julho para outubro no uso da capacidade instalada, passando a 85,1%.

O que mais impressiona é a rapidez da mudança. Em julho, o nível de capacidade havia atingido a maior marca da série histórica, iniciada em abril de 1995.

Até meados deste ano, a preocupação era com a inflação, provocada pela falta de condições da indústria de atender toda a demanda. Uma pesquisa da própria FGV indicava que 45% das empresas queriam elevar preços.

"Em poucos meses, o cenário mudou", diz Aloísio Campello, coordenador de sondagens conjunturais da FGV. Agora, a preocupação é em impedir uma queda maior na produção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;