Esportes Titulo
Pronto para conquistar o Japão
Por Fernando Cappelli
Do Diário do Grande ABC
13/04/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O carateca Ricardo Coutinho, 34 anos, de Santo André, representante do estilo Seiwakai (modalidade de contato) na região do Grande ABC e faixa preta 2º dan, será um dos três brasileiros que carimbaram o passaporte para disputar o campeonato japonês da organização Sato Juku, que será realizado em Tóquio, no próximo dia 27.

“A participação de estrangeiros em eventos nacionais deles (japoneses) ainda é bem restrita. Nosso estilo é bem reconhecido por eles e já realizamos um intercâmbio praticamente anual com os organizadores. Mas fomos convidados também em virtude das comemorações dos 100 anos da migração japonesa para o Brasil”, afirmou o lutador.

Vice-campeão brasileiro em 2005, Coutinho começou no caratê Kyokushin com 15 anos e migrou para a Seiwakai há cerca de três. Atualmente, é treinado pessoalmente pelo Kanchô (mestre) Ademir da Costa, criador da modalidade. Intensa, a preparação é feita diariamente, por pelo menos quatro horas de treinos, que além da parte prática do caratê (lutas e treino com aparadores de golpes), também conta musculação, corridas e o calejamento (treino que visa preparar o corpo para a absorção dos golpes).

“O Ricardo é um lutador de estatura mais baixa, mas é muito forte. Sua preparação tem de ser feita de acordo com o seu biotipo. Ele tem socos potentes e alguns chutes eficientes. Com certeza valorizamos isso durante os treinamentos. Nossa filosofia é sempre essa. Todo lutador é um diamante que tem de ser lapidado para tirar o melhor”, disse o mestre Ademir. A regra da competição no Japão será a denominada Point And Ko, que basicamente mistura as regras do caratê de contato (visa o nocaute) e o caratê de semi-contato (visa mais a precisão e a técnica). O torneio contará com a participação de 64 atletas e será de eliminatória simples, sem repescagem.

“É a primeira vez que vou lutar na meca do caratê. Isso é uma grande honra e responsabilidade. Não há espaço para erros. Os adversários são experientes. Como, bebo, durmo e acordo pensando somente na vitória”, disse Ricardo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;