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São Caetano unifica currículo da Educação

Documento indica quais saberes e habilidades o aluno deve ter em cada ano escolar

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
21/01/2014 | 07:00
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André Henriques/DGABC


A Prefeitura de São Caetano oficializou, na manhã de ontem, a entrega de currículo unificado que norteará a Educação Infantil e o Ensino Fundamental do município. O documento, que já passa a valer a partir do início deste ano letivo, na segunda-feira, estipula conteúdos mínimos de aprendizagem e competências a serem passados para estudantes da rede pública de acordo com a idade e etapa do conhecimento a cada três meses.

Reivindicação antiga dos educadores, o currículo estabelece equidade à rede municipal, explica o coordenador do Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação), André Stábile. “Apesar de ser uma só rede de ensino, observamos distorções entre as escolas e os conteúdos. Essa é uma forma de assegurar o direito de aprender de todas as crianças”, diz.

O documento, único do gênero no Grande ABC, começou a ser discutido no ano passado e passará por período de experiência durante dois anos. A meta, segundo a secretária de Educação em exercício, Ivone Braido Voltarelli, é ter currículo oficial em 2016. “Por enquanto são orientações curriculares com o básico estabelecido pela legislação federal”, destaca.

Na Educação Infantil, que contempla alunos de zero a 5 anos, o documento determina que seja assegurado o desenvolvimento das crianças em oito eixos diferentes e seis divisões etárias. Gestores e professores devem garantir e acompanhar desde o contato com as letras e números até a pré-alfabetização dos estudantes, a evolução de habilidades motoras e cognitivas e o progresso das relações pessoais.

Já o Ensino Fundamental, que vai do 1º ao 9º ano, é dividido em duas partes. No primeiro ciclo (do 1º ao 5º ano), são destacados conteúdos estruturantes em cinco disciplinas – Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências – a cada trimestre. No ciclo dois, são detalhadas habilidades básicas de oito matérias. “A gente vai elevar muito o padrão da régua. Queremos que São Caetano seja um sistema de Educação pública de referência para os demais municípios brasileiros”, revela Stábile.

A ideia é que os alunos passem por avaliações mensais para verificar o andamento da aprendizagem. “Se você tiver o currículo definido, que é o coração, um sistema de avaliação e acompanhamento é possível identificar aquela criança defasada e acompanhar de perto”, ressalta o coordenador do Cecape.

Para o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), a mudança permitirá avaliação dos gestores e professores, tendo em vista a possibilidade de cobrança em caso de escolas com desempenho abaixo do esperado. Na sua visão, o investimento em Educação é estratégico. “O povo educado sabe reclamar, reivindicar e exigir”, observa.

 

Começa discussão sobre o Ensino Médio

Após implementação das orientações curriculares voltadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, a Secretaria de Educação de São Caetano dá início à discussão do currículo unificado para as três escolas que atendem alunos do Ensino Médio. A proposta é elaborar documento neste ano para entrar em vigor a partir de 2015.

Em outubro de 2013, reportagem do Diário destacou que a administração propôs a discussão de forma democrática de um currículo para o Ensino Médio após protesto de estudantes da escola municipal Alcina Dantas Feijão.

Na época, integrantes do grêmio estudantil da unidade fizeram ato pacífico no pátio da instituição para cobrar explicações sobre duas circulares enviadas pela direção da escola aos estudantes. Uma delas dizia que, a partir do próximo ano, os alunos deveriam optar por cursar Inglês ou Espanhol em vez das duas disciplinas, como ocorre atualmente. A segunda apresentava mudanças na carga do Ensino Médio a partir de 2014.

Após o protesto, a direção da escola alegou que as informações repassadas não eram oficiais e que seria aberta discussão sobre as possíveis alterações.

“São Caetano pedia isso já há muito tempo, mas nenhum governo deu essa abertura. Esta administração não quer empurrar nada de cima para baixo”, ressaltou a secretária de Educação em exercício, Ivone Braido Voltarelli. 




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