Memória Titulo
Um blog para este novo memorialista

Segue história de Luciano Cidale

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/12/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Luciano Cidale, ontem apresentado, escreve bem. Tem e-mail. Domina razoavelmente a informática. Às vésperas de completar 80 anos, foi aconselhado a ter um blog na Internet e aí dividir com os interessados as suas lembranças, as suas fotos, a sua história.

Quem pode ajudar? Deixamos o e-mail aos interessados: lu.cidale@hotmail.com

Mas, aonde paramos mesmo? Ah, sim, "no dia da minha partida".

E a Nadia ficou
No dia da minha partida, papai estava acamado e disse, quando dele me despedi
- Olha, Luciano, eu e tua mãe fizemos o melhor para educa-lo, porém agora você vai para outro país onde os costumes e os comportamentos são diferentes. Observe tudo atentamente, e não tenha medo de pedir explicações aos teus primos, que de agora em diante serão os responsáveis por você, e cuidarão para que não seja discriminado como estrangeiro.
Abraçou-me e acrescentou:
- Creio que seja esta a última vez que nos vemos, pois já estou numa idade avançada e não gozo de muita saúde. Escreva-me sempre e, se as coisas não andarem bem, faremos qualquer sacrifício para que possa voltar.
Abraçamo-nos e misturamos nossas lágrimas. Essa recordação me comoveria por todo o sempre. Acompanharam-me até Genova, Iside (filha de minha mãe do primeiro casamento), Giuliano, Carlo e Nadia, a minha vizinha que, por timidez, nunca a beijara.
Quando o navio "Corrientes", de bandeira argentina, zarpou, eu, querendo fazer ver aos meus que estava preparado para aquele momento, empreendi um esforço para não chorar, e depois, quando se distanciou do porto, também não o conseguia, pois uma espécie de nó na garganta impedia que liberasse meu pranto. Até que um senhor, que estava próximo, veio em meu auxílio, aconselhando que me acalmasse, pensando nos bons momentos vividos em família.
Sentindo o amparo daquele estranho, consegui chorar amargamente por alguns minutos, até que aquele nó na garganta se desfizesse.

***
Luciano também chorou ao conversar com Memória. Mas logo disfarçou. Ele escreve bem, não? Pois Luciano Cidale quer dividir com todos as suas memórias. Ei, jovem ligado à internet, vamos bolar um blog para ele?

AMANHÃ EM MEMÓRIA
"Início de minha história brasileira"


A notícia vem de Rudge Ramos, e é dada pelo memorialista Alex Maganha, organizador do Espaço de Memória Padre Fiorente Elena:
3ª Exposição de Presépios da Paróquia São João Batista
Até 15 de dezembro
Praça São João Batista - Rudge Ramos - São Bernardo
Informações: 4368-5026

Os presépios são preparados pelas pastorais, movimentos e fiéis da comunidade.

Sexta-feira, 2 de dezembro de 1983 - ano 26, nº 5380

MANCHETE - Prisco (Valdirio, prefeito de Ribeirão Pires) pede a vereadores que devolvam 22 milhões.
SÃO BERNARDO - Demarchi (Walter, vice-prefeito) substitui Aron (Galante, o prefeito, que viaja para os Estados Unidos em viagem particular de 20 dias).
TRABALHO - Otis abre diálogo com metalúrgicos.
QUASE NATAL - Estrimilique, Papai Noel oficial de Santo André chega em carro de bombeiro e abre período natalino.
SÃO CAETANO - Instituto Mauá de Tecnologia inaugura prédio do Centro de Pesquisas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;